O PRESENTE TEXTO APRESENTA O TEXTO TRANSVERSAL COMO DISPOSITIVO NA ABORDAGEM DE PESQUISA SOCIOPOÉTICA CAPAZ DE PROMOVER UM MAIOR DIÁLOGO ENTRE PESQUISADORES E COPESQUISADORES DE MODO A GARANTIR UM PENSAMENTO HETEROGÊNEO NA PESQUISA. PARA TANTO, TRAZEMOS O EXEMPLO DE UMA PESQUISA CONCLUÍDA QUE TEVE COMO A SEXUALIDADE NA ESCOLA COMO TEMA GERADOR, E POR OBJETIVO ANALISAR AS LINHAS DE PENSAMENTO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ILHA GRANDE (PI) POR MEIO DE IDEIAS E CONFETOS PRODUZIDOS SOBRE O TEMA SEXUALIDADE NA ESCOLA. APÓS A PRODUÇÃO DOS DADOS, UMA ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA AGRUPOU OS DADOS POR MEIO DE CONVERGÊNCIAS EM SEGUIDA O ESTUDO TRANSVERSAL PROMOVEU CONEXÕES ENTRE IDEIAS OPOSTAS, AMBÍGUAS, FAVORECENDO ASSIM A HETEROGENEIDADE DO PENSAMENTO. O ESTUDO TRANSVERSAL RESULTOU NA PRODUÇÃO DE UM TEXTO LITERÁRIO INTITULADO: JORGE E MADAME OHARA RUBI NAS LINHAS DA SEXUALIDADE NA ESCOLA. A PARTIR DO REFERIDO TEXTO FOI REALIZADA UMA OFICINA DE CONTRA-ANÁLISE, MOMENTO O TEXTO FOI LIDO COLETIVAMENTE E QUE OS JOVENS DA ILHA, COPESQUISADORES DESSA PESQUISA, ENTRARAM EM CONTATO COM OS DADOS PRODUZIDOS NA PESQUISA, REAFIRMANDO PONTOS, CONTRAPONDO, AMPLIANDO, MOVIMENTO AS LINHAS DE PENSAMENTO SOBRE A TEMÁTICA SEXUALIDADE NA ESCOLA. POR FIM, COMPREENDEMOS QUE OS ESTUDOS TRANSVERSAIS E A CONTRA-ANÁLISE PRODUZEM UMA HETEROGÊNESE DO PENSAMENTO, TRAZENDO A PESQUISA UMA CONDIÇÃO NÔMADE DE APRENDIZAGEM COLETIVA.