O PRESENTE TRABALHO ANALISA O IMPACTO DA HOMOFOBIA E DE UM AMBIENTE HOMOFÓBICO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE DIVERSOS CURSOS DE IF SERTÃO – CAMPUS PETROLINA, POIS A HOMOFOBIA E A INTOLERÂNCIA TRANSFORMAM EM VIOLÊNCIA A ORIENTAÇÃO SEXUAL QUE FOGE DA NORMA HETEROSSEXUAL. O TRABALHO É COMPOSTO POR UMA PESQUISA FEITA COM ANÁLISE PARCIALMENTE QUANTITATIVA, NO QUE SE REFERE ÀS RESPOSTAS EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDADE E GÊNERO, E QUANTITATIVA COM RELAÇÃO ÀS PERGUNTAS VOLTADAS ESPECIFICAMENTE PARA O TEMA DA HOMOFOBIA RELACIONADA COM O AMBIENTE ESCOLAR E O DESEMPENHO DO ALUNO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, EMBORA ALGUNS ALUNOS SE SINTAM SEGUROS DE EXPRESSAR SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL NO AMBIENTE ACADÊMICO, OUTROS AINDA SE SENTEM EXCLUÍDOS E PRESENCIAM TIPOS DE VIOLÊNCIA QUE DIFEREM DA VIOLÊNCIA FÍSICA, NÃO SÓ NESSE AMBIENTE, MAS TAMBÉM AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO E NO AMBIENTE FAMILIAR. CONCLUI-SE ENTÃO QUE A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR COMO UM TODO PÔDE CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE QUADROS QUE INTERFERISSEM NEGATIVAMENTE NO SEU DESEMPENHO ESCOLAR, E A PARTIR DISSO BUSCOU-SE MUITAS VEZES ENCAIXAR-SE EM PADRÕES QUE BUSCAM EVITAR A OCORRÊNCIA DE TAIS VIOLÊNCIAS.