ESTE TRABALHO É FRUTO DA MINHA PESQUISA DE MESTRADO QUE PROCUROU PROBLEMATIZAR AS NORMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. A PARTIR DO PENSAMENTO E DA LEITURA DE MICHEL FOUCAULT E DOS ESTUDOS FEMINISTAS E DE GÊNERO, PÔDE-SE ESTABELECER UMA PESQUISA DE OBSERVAÇÃO-PARTICIPANTE DO/NO COTIDIANO ESCOLAR, NUMA ETNOGRAFIA DE CENAS ESCOLARES. NO PAPEL DE PROFESSOR-PSICÓLOGO-PESQUISADOR, UTILIZOU-SE O UM DIÁRIO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE COLETA DOS DADOS, DA QUAL EXTRAIU-SE ALGUMAS CENAS, QUE EM SUA MAIORIA SE REPETIAM COTIDIANAMENTE. AS CENAS FORAM DESCRITAS EM CINCO ATOS: “BRINCANDO SE DIZ TUDO, ATÉ A ‘VERDADE’”; “PRÁTICAS SEXUAIS”; “POIS COMO AMA AQUILO QUE DESCONHECE?”; “MACHISMO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE”; E “NÓS RESISTIMOS, PORQUE NÓS EXISTIMOS”. ESTAS CENAS FORAM PROBLEMATIZADAS POR UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE INSPIRAÇÃO FOUCAULTIANA E NOS LEVARAM A PROBLEMATIZAR COMO ESTAS SITUAÇÕES FAVORECEM-REITERAM AS NORMATIVAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR, ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS DE INVISIBILIDADE E/OU PUNIÇÃO DE PRÁTICAS OUTRAS E RESISTÊNCIAS; COMO A ESCOLA É UM ESPAÇO NORMATIZADOR, E QUE PRECISA CADA VEZ MAIS SER PROBLEMATIZADO, TENDO EM VISTA A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA COMO UM ESPAÇO COMUM, DEMOCRÁTICO QUE PRODUZA RECONHECIMENTO; E COMO A PSICOLOGIA (SOCIAL DA EDUCAÇÃO) DISCUTE E ATUA (OU PODERÁ) ATUAR NO CAMPO-ESPAÇO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, ESPECIALMENTE NAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E NA PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA.