A CATEGORIA DE GÊNERO REFERE-SE A PROCESSOS DE CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADES, DEFINIÇÕES DE PAPÉIS E FUNÇÕES SOCIAIS, CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÕES E IMAGENS QUE PERMEIAM O ENTENDIMENTO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE (SCOTT, 1992). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APRESENTA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR ESSENCIALMENTE PRÁTICO, DE EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL ANALISAR AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS QUE ACONTECEM A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO, NO QUE DIZ RESPEITO AO SEXISMO, AO PRECONCEITO, AOS PAPÉIS SOCIAIS E AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. DAS INQUIETAÇÕES EXPERIMENTADAS NA PRÁTICA DOCENTE EM REDES PÚBLICAS E PRIVADAS É QUE SURGE A BUSCA POR ESSE ESTUDO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR AS APRENDIZAGENS RELACIONADAS ÀS CATEGORIAS DE GÊNERO (SEXISMO, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS SOCIAIS) DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM A TEMÁTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. PRETENDE-SE REALIZAR ESTE ESTUDO NA REDE PÚBLICA DE MORENO E INVESTIGAR OS SUJEITOS/AS REGULARMENTE MATRICULADOS EM UMA ESCOLA, NAS TURMAS DE 8º ANO. A PROBLEMATIZAÇÃO PERMANENTE É UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ESCOLHIDA PARA TORNAR SIGNIFICATIVAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS E OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO TEÓRICAS E PRÁTICAS, TOMANDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, BUSCA RESPOSTAS PARA O PROBLEMA CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO – COMO SE APRESENTAM OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E DE QUE FORMA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA.