Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLETINDO OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: GÊNERO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Pôster (PO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64121
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLETINDO OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A CATEGORIA DE GÊNERO REFERE-SE A PROCESSOS DE CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADES, DEFINIÇÕES DE PAPÉIS E FUNÇÕES SOCIAIS, CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÕES E IMAGENS QUE PERMEIAM O ENTENDIMENTO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE (SCOTT, 1992). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APRESENTA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR ESSENCIALMENTE PRÁTICO, DE EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL ANALISAR AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS QUE ACONTECEM A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO, NO QUE DIZ RESPEITO AO SEXISMO, AO PRECONCEITO, AOS PAPÉIS SOCIAIS E AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. DAS INQUIETAÇÕES EXPERIMENTADAS NA PRÁTICA DOCENTE EM REDES PÚBLICAS E PRIVADAS É QUE SURGE A BUSCA POR ESSE ESTUDO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR AS APRENDIZAGENS RELACIONADAS ÀS CATEGORIAS DE GÊNERO (SEXISMO, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS SOCIAIS) DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM A TEMÁTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. PRETENDE-SE REALIZAR ESTE ESTUDO NA REDE PÚBLICA DE MORENO E INVESTIGAR OS SUJEITOS/AS REGULARMENTE MATRICULADOS EM UMA ESCOLA, NAS TURMAS DE 8º ANO. A PROBLEMATIZAÇÃO PERMANENTE É UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ESCOLHIDA PARA TORNAR SIGNIFICATIVAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS E OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO TEÓRICAS E PRÁTICAS, TOMANDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, BUSCA RESPOSTAS PARA O PROBLEMA CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO – COMO SE APRESENTAM OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E DE QUE FORMA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1216_13092019105953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYLANE PEREIRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LEYLANE PEREIRA"
    "autor_email" => "leylanelp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64121
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 1216
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLETINDO OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A CATEGORIA DE GÊNERO REFERE-SE A PROCESSOS DE CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADES, DEFINIÇÕES DE PAPÉIS E FUNÇÕES SOCIAIS, CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÕES E IMAGENS QUE PERMEIAM O ENTENDIMENTO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE (SCOTT, 1992). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APRESENTA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR ESSENCIALMENTE PRÁTICO, DE EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL ANALISAR AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS QUE ACONTECEM A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO, NO QUE DIZ RESPEITO AO SEXISMO, AO PRECONCEITO, AOS PAPÉIS SOCIAIS E AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. DAS INQUIETAÇÕES EXPERIMENTADAS NA PRÁTICA DOCENTE EM REDES PÚBLICAS E PRIVADAS É QUE SURGE A BUSCA POR ESSE ESTUDO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR AS APRENDIZAGENS RELACIONADAS ÀS CATEGORIAS DE GÊNERO (SEXISMO, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS SOCIAIS) DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM A TEMÁTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. PRETENDE-SE REALIZAR ESTE ESTUDO NA REDE PÚBLICA DE MORENO E INVESTIGAR OS SUJEITOS/AS REGULARMENTE MATRICULADOS EM UMA ESCOLA, NAS TURMAS DE 8º ANO. A PROBLEMATIZAÇÃO PERMANENTE É UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ESCOLHIDA PARA TORNAR SIGNIFICATIVAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS E OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO TEÓRICAS E PRÁTICAS, TOMANDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, BUSCA RESPOSTAS PARA O PROBLEMA CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO – COMO SE APRESENTAM OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E DE QUE FORMA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1216_13092019105953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYLANE PEREIRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LEYLANE PEREIRA"
    "autor_email" => "leylanelp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

A CATEGORIA DE GÊNERO REFERE-SE A PROCESSOS DE CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADES, DEFINIÇÕES DE PAPÉIS E FUNÇÕES SOCIAIS, CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÕES E IMAGENS QUE PERMEIAM O ENTENDIMENTO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE (SCOTT, 1992). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APRESENTA-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR ESSENCIALMENTE PRÁTICO, DE EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL ANALISAR AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS QUE ACONTECEM A PARTIR DA CATEGORIA DE GÊNERO, NO QUE DIZ RESPEITO AO SEXISMO, AO PRECONCEITO, AOS PAPÉIS SOCIAIS E AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. DAS INQUIETAÇÕES EXPERIMENTADAS NA PRÁTICA DOCENTE EM REDES PÚBLICAS E PRIVADAS É QUE SURGE A BUSCA POR ESSE ESTUDO, CUJO OBJETIVO É ANALISAR AS APRENDIZAGENS RELACIONADAS ÀS CATEGORIAS DE GÊNERO (SEXISMO, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS SOCIAIS) DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM A TEMÁTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. PRETENDE-SE REALIZAR ESTE ESTUDO NA REDE PÚBLICA DE MORENO E INVESTIGAR OS SUJEITOS/AS REGULARMENTE MATRICULADOS EM UMA ESCOLA, NAS TURMAS DE 8º ANO. A PROBLEMATIZAÇÃO PERMANENTE É UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ESCOLHIDA PARA TORNAR SIGNIFICATIVAS AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS E OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS SERÃO TEÓRICAS E PRÁTICAS, TOMANDO COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, BUSCA RESPOSTAS PARA O PROBLEMA CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO – COMO SE APRESENTAM OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS CATEGORIAS DE GÊNERO E DE QUE FORMA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.