Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

CORPO CONTRASSEXUAL: ESCRITURAS NA PELE COMO FIGURINO

Palavra-chaves: NUDEZ, PELE, ESCRITURAS Comunicação Oral (CO) ST 06: CORPOS TRANSGRESSORES EM RESISTÊNCIAS E POÉTICAS EXISTENCIAIS
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

PARTINDO DO ESTUDO DA INSTAURAÇÃO CÊNICA CORPO LIVRE, DO CRUOR ARTE CONTEMPORÂNEA, COLIGAÇÃO DE PRÁTICA DA CENA DO NÚCLEO TRANSDISCIPLINAR DE PESQUISAS EM ARTES CÊNICAS E ESPETACULARES DA UFRN; A SEGUINTE PESQUISA DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA UFRN TEM COMO PROPOSTA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENTENDIMENTO DA PELE COMO FIGURINO, ESTUDADO POR SALLES (2013), POIS SE FAZ NECESSÁRIO PERCEBER O USO DA PELE COMO UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. POR MEIO DO CONTEXTO EM QUE A OBRA É PENSADA E REALIZADA PODEMOS PERCEBER A NUDEZ DE FORMA DIFERENCIADA DA PERCEPÇÃO QUE LHE É ASSOCIADA: COMO ALGO OFENSIVO OU SEXUALIZADO. NA BUSCA POR UM OLHAR DIFERENCIADO, ABORDAMOS A PRÁTICA DISSERTATIVA, EM QUE OS ESPECTADORES ESCREVERAM NA PELE DO ARTISTA, COM INTUITO DE LEVANTAR QUESTIONAMENTOS QUE ENVOLVEM O NU ARTÍSTICO, SEUS ENTRAVES E A PERSEGUIÇÃO SOFRIDA POR ARTISTA QUE REALIZAM OBRAS COM NUDEZ. A PELE COMO FIGURINO PODE AJUDAR O ARTISTA À ENTENDER A NUDEZ NÃO COMO EXIBIÇÃO ÍNTIMA, MAS COMO UM ELEMENTO POÉTICO E QUESTIONADOR DAQUILO PROPOSTO PELA OBRA.

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