Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

O MONSTRO ESTÁ GRÁVIDO! (IM)POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUEER PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PROFESSORES DE CIÊNCIAS, QUEER, PEDAGOGIA QUEER Comunicação Oral (CO) ST 06: CORPOS TRANSGRESSORES EM RESISTÊNCIAS E POÉTICAS EXISTENCIAIS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64178
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O MONSTRO ESTÁ GRÁVIDO! (IM)POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUEER PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA QUEER EM AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA? PROCURANDO RESPONDER A ESTA QUESTÃO, APRESENTAMOS, AQUI, PARTE DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, NA QUAL, COMO COMPONENTE CENTRAL DE SUA METODOLOGIA, SE DEU A REALIZAÇÃO DA OFICINA ESTRANHANDO CORPOS: POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA QUEER, VOLTADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. UMA DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA OFICINA FOI A PROJEÇÃO DE TRECHOS DO DOCUMENTÁRIO “O HOMEM GRÁVIDO”, BASEADO EM CASOS REAIS DE HOMENS TRANSEXUAIS GRÁVIDOS, COM O QUAL SE BUSCOU PELOS REGIMES DE VERDADE DOS PARTICIPANTES SOBRE SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, FOI VERIFICADO QUE POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUEER ATÉ PODEM GERAR ALGUMA SENSIBILIZAÇÃO PARA COM A DIFERENÇA, MAS COM LIMITES, POIS OS PRESSUPOSTOS DA CIS-HETERONORMATIVIDADE NÃO SE ABALAM POR CONTA DESTAS. POR MAIS DESEJÁVEL QUE SEJA, ENTÃO, TRAZER O QUEER PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, A APROXIMAÇÃO DELE COM A EDUCAÇÃO – NO GERAL - AINDA É UM ESPAÇO DE TENSÕES E NEGOCIAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 06: CORPOS TRANSGRESSORES  EM RESISTÊNCIAS E POÉTICAS EXISTENCIAIS"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS, QUEER, PEDAGOGIA QUEER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA24_ID230_12082019194352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLIE DREWS TOMAZ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CHARLIE DREWS"
    "autor_email" => "charlie.drews@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64178
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "O MONSTRO ESTÁ GRÁVIDO! (IM)POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUEER PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA QUEER EM AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA? PROCURANDO RESPONDER A ESTA QUESTÃO, APRESENTAMOS, AQUI, PARTE DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, NA QUAL, COMO COMPONENTE CENTRAL DE SUA METODOLOGIA, SE DEU A REALIZAÇÃO DA OFICINA ESTRANHANDO CORPOS: POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA QUEER, VOLTADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. UMA DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA OFICINA FOI A PROJEÇÃO DE TRECHOS DO DOCUMENTÁRIO “O HOMEM GRÁVIDO”, BASEADO EM CASOS REAIS DE HOMENS TRANSEXUAIS GRÁVIDOS, COM O QUAL SE BUSCOU PELOS REGIMES DE VERDADE DOS PARTICIPANTES SOBRE SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, FOI VERIFICADO QUE POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUEER ATÉ PODEM GERAR ALGUMA SENSIBILIZAÇÃO PARA COM A DIFERENÇA, MAS COM LIMITES, POIS OS PRESSUPOSTOS DA CIS-HETERONORMATIVIDADE NÃO SE ABALAM POR CONTA DESTAS. POR MAIS DESEJÁVEL QUE SEJA, ENTÃO, TRAZER O QUEER PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, A APROXIMAÇÃO DELE COM A EDUCAÇÃO – NO GERAL - AINDA É UM ESPAÇO DE TENSÕES E NEGOCIAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 06: CORPOS TRANSGRESSORES  EM RESISTÊNCIAS E POÉTICAS EXISTENCIAIS"
    "palavra_chave" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS, QUEER, PEDAGOGIA QUEER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA24_ID230_12082019194352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLIE DREWS TOMAZ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CHARLIE DREWS"
    "autor_email" => "charlie.drews@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UFABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA QUEER EM AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA? PROCURANDO RESPONDER A ESTA QUESTÃO, APRESENTAMOS, AQUI, PARTE DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, NA QUAL, COMO COMPONENTE CENTRAL DE SUA METODOLOGIA, SE DEU A REALIZAÇÃO DA OFICINA ESTRANHANDO CORPOS: POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA QUEER, VOLTADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. UMA DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA OFICINA FOI A PROJEÇÃO DE TRECHOS DO DOCUMENTÁRIO “O HOMEM GRÁVIDO”, BASEADO EM CASOS REAIS DE HOMENS TRANSEXUAIS GRÁVIDOS, COM O QUAL SE BUSCOU PELOS REGIMES DE VERDADE DOS PARTICIPANTES SOBRE SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, FOI VERIFICADO QUE POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUEER ATÉ PODEM GERAR ALGUMA SENSIBILIZAÇÃO PARA COM A DIFERENÇA, MAS COM LIMITES, POIS OS PRESSUPOSTOS DA CIS-HETERONORMATIVIDADE NÃO SE ABALAM POR CONTA DESTAS. POR MAIS DESEJÁVEL QUE SEJA, ENTÃO, TRAZER O QUEER PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, A APROXIMAÇÃO DELE COM A EDUCAÇÃO – NO GERAL - AINDA É UM ESPAÇO DE TENSÕES E NEGOCIAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.