SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA QUEER EM AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA? PROCURANDO RESPONDER A ESTA QUESTÃO, APRESENTAMOS, AQUI, PARTE DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, NA QUAL, COMO COMPONENTE CENTRAL DE SUA METODOLOGIA, SE DEU A REALIZAÇÃO DA OFICINA ESTRANHANDO CORPOS: POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA QUEER, VOLTADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. UMA DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA OFICINA FOI A PROJEÇÃO DE TRECHOS DO DOCUMENTÁRIO “O HOMEM GRÁVIDO”, BASEADO EM CASOS REAIS DE HOMENS TRANSEXUAIS GRÁVIDOS, COM O QUAL SE BUSCOU PELOS REGIMES DE VERDADE DOS PARTICIPANTES SOBRE SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, FOI VERIFICADO QUE POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUEER ATÉ PODEM GERAR ALGUMA SENSIBILIZAÇÃO PARA COM A DIFERENÇA, MAS COM LIMITES, POIS OS PRESSUPOSTOS DA CIS-HETERONORMATIVIDADE NÃO SE ABALAM POR CONTA DESTAS. POR MAIS DESEJÁVEL QUE SEJA, ENTÃO, TRAZER O QUEER PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, A APROXIMAÇÃO DELE COM A EDUCAÇÃO – NO GERAL - AINDA É UM ESPAÇO DE TENSÕES E NEGOCIAÇÕES.