ESTE TRABALHO É FRUTO DE PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM ANDAMENTO, QUE VEM INVESTIGANDO AS TRAJETÓRIAS DE PESSOAS TRANSEXUAIS E SUAS IDENTIDADES NA RELAÇÃO COM A ESCOLA. O PRESENTE TEXTO É UM RECORTE DA PESQUISA EM QUESTÃO E TEM COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE AS NARRATIVAS DE TRANSEXUAIS NA EDUCAÇÃO E A EXPULSÃO A QUE SÃO, FORÇOSAMENTE, SUBMETIDAS, PROCURANDO COMPREENDER COMO ELAS ACONTECEM. PARA TANTO, BUSCAMOS APRESENTAR A PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA CONVERSA COMO UMA OPÇÃO METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA DE CAMPO. A PERSPECTIVA QUE ADOTAMOS É A DE RESSIGNIFICAR A ATUAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, INCORPORANDO-OS COMO COAUTORES DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, APRESENTAMOS A CONVERSA COMO UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUE PRIVILEGIA A CONDUÇÃO DE DIÁLOGOS VOLTADOS PARA INVESTIGAR COMO PESSOAS TRANS PERFOMATIZAM SUAS IDENTIDADES NA ESCOLA NA MEDIDA EM QUE INTERAGEM COM ELA, NUM ESPAÇO DE DISPUTAS E ENFRENTAMENTOS ONDE TAMBÉM RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, PODENDO ENTÃO (RE)EXISITIR.