Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ANIME: UM JEITO “FEMININO” DE VIVER

Palavra-chaves: ANIME, FEMININO, INDUSTRIA CULTURAL Pôster (PO) ST 13: GÊNEROS, CORPOS E SEXUALIDADES EM/COM ARTES: RESISTÊNCIAS E ATIVISMOS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64033
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "ANIME: UM JEITO “FEMININO” DE VIVER"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTE TRABALHO FOI INICIADO DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR “GÊNERO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, MINISTRADO PELA PROFESSORA JUSSARA NATÁLIA BÉLENS, NO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO ANO 2018. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NOS DESENHOS EM ESTILO ANIME JAPONÊS E COMO ESSA IMAGEM FEMININA É TRANSMITIDA COMO ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE CONTROLE DE CORPOS ADOLESCENTES EM CAMPINA GRANDE-PB. É UM TRABALHO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DE PESQUISA DE CAMPO QUE, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA REALIZADA COM ALGUNS/AS JOVENS, PERCEBEU-SE COMO AS IDEIAS SOBRE O FEMININO SÃO DIVULGADAS PELOS ÍCONES E SÍMBOLOS DO DESENHO ELIZABETH NA SÉRIE “NANATSU NO TAIZAI”. ASSIM, RESOLVEU-SE INVESTIGAR COMO ESSES/AS JOVENS REPRODUZEM ESSES MARCADORES DE GÊNERO EM SEU COTIDIANO. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, VERIFICAMOS QUE OS/AS JOVENS REPRODUZEM A IDEIA SUBJACENTE SOBRE O FEMININO NOS DESENHOS, ATRAVÉS DE SUAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS E NA INDUMENTÁRIA DAS ROUPAS USADAS EM SEU COTIDIANO. POR ISSO É PERCEPTÍVEL AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE O CENÁRIO DO PRODUTO E A REALIDADE DE QUEM CONSOME. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NAS REFLEXÕES DE BENEVIDES (2012) QUE FAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE A BIOPOLÍTICA; E EM SKLIAR (2003) QUE TRABALHA O CONCEITO DE DIVERSIDADE NA FIGURA DO OUTRO INSERIDO NA EDUCAÇÃO. ASSIM, DESVELAMOS QUE O DESENHO ANIME ATUA COMO FORTE ELEMENTO DA INDÚSTRIA CULTURAL, FORMANDO IDEIAS SOBRE O FEMININO ENTRE JOVENS DE DIFERENTES NACIONALIDADES. \r\n
      PALAVRAS- CHAVE: ANIME, FEMININO,  INDÚSTRIA CULTURAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 13: GÊNEROS, CORPOS E SEXUALIDADES EM/COM ARTES: RESISTÊNCIAS E ATIVISMOS"
    "palavra_chave" => "ANIME, FEMININO, INDUSTRIA CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA31_ID652_06082019114128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLÁVIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OLÁVIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64033
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "ANIME: UM JEITO “FEMININO” DE VIVER"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTE TRABALHO FOI INICIADO DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR “GÊNERO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, MINISTRADO PELA PROFESSORA JUSSARA NATÁLIA BÉLENS, NO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO ANO 2018. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NOS DESENHOS EM ESTILO ANIME JAPONÊS E COMO ESSA IMAGEM FEMININA É TRANSMITIDA COMO ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE CONTROLE DE CORPOS ADOLESCENTES EM CAMPINA GRANDE-PB. É UM TRABALHO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DE PESQUISA DE CAMPO QUE, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA REALIZADA COM ALGUNS/AS JOVENS, PERCEBEU-SE COMO AS IDEIAS SOBRE O FEMININO SÃO DIVULGADAS PELOS ÍCONES E SÍMBOLOS DO DESENHO ELIZABETH NA SÉRIE “NANATSU NO TAIZAI”. ASSIM, RESOLVEU-SE INVESTIGAR COMO ESSES/AS JOVENS REPRODUZEM ESSES MARCADORES DE GÊNERO EM SEU COTIDIANO. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, VERIFICAMOS QUE OS/AS JOVENS REPRODUZEM A IDEIA SUBJACENTE SOBRE O FEMININO NOS DESENHOS, ATRAVÉS DE SUAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS E NA INDUMENTÁRIA DAS ROUPAS USADAS EM SEU COTIDIANO. POR ISSO É PERCEPTÍVEL AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE O CENÁRIO DO PRODUTO E A REALIDADE DE QUEM CONSOME. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NAS REFLEXÕES DE BENEVIDES (2012) QUE FAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE A BIOPOLÍTICA; E EM SKLIAR (2003) QUE TRABALHA O CONCEITO DE DIVERSIDADE NA FIGURA DO OUTRO INSERIDO NA EDUCAÇÃO. ASSIM, DESVELAMOS QUE O DESENHO ANIME ATUA COMO FORTE ELEMENTO DA INDÚSTRIA CULTURAL, FORMANDO IDEIAS SOBRE O FEMININO ENTRE JOVENS DE DIFERENTES NACIONALIDADES. \r\n
      PALAVRAS- CHAVE: ANIME, FEMININO,  INDÚSTRIA CULTURAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 13: GÊNEROS, CORPOS E SEXUALIDADES EM/COM ARTES: RESISTÊNCIAS E ATIVISMOS"
    "palavra_chave" => "ANIME, FEMININO, INDUSTRIA CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA31_ID652_06082019114128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLÁVIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OLÁVIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO FOI INICIADO DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR “GÊNERO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, MINISTRADO PELA PROFESSORA JUSSARA NATÁLIA BÉLENS, NO CURSO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO ANO 2018. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NOS DESENHOS EM ESTILO ANIME JAPONÊS E COMO ESSA IMAGEM FEMININA É TRANSMITIDA COMO ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE CONTROLE DE CORPOS ADOLESCENTES EM CAMPINA GRANDE-PB. É UM TRABALHO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E DE PESQUISA DE CAMPO QUE, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA REALIZADA COM ALGUNS/AS JOVENS, PERCEBEU-SE COMO AS IDEIAS SOBRE O FEMININO SÃO DIVULGADAS PELOS ÍCONES E SÍMBOLOS DO DESENHO ELIZABETH NA SÉRIE “NANATSU NO TAIZAI”. ASSIM, RESOLVEU-SE INVESTIGAR COMO ESSES/AS JOVENS REPRODUZEM ESSES MARCADORES DE GÊNERO EM SEU COTIDIANO. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, VERIFICAMOS QUE OS/AS JOVENS REPRODUZEM A IDEIA SUBJACENTE SOBRE O FEMININO NOS DESENHOS, ATRAVÉS DE SUAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS E NA INDUMENTÁRIA DAS ROUPAS USADAS EM SEU COTIDIANO. POR ISSO É PERCEPTÍVEL AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE O CENÁRIO DO PRODUTO E A REALIDADE DE QUEM CONSOME. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NAS REFLEXÕES DE BENEVIDES (2012) QUE FAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE A BIOPOLÍTICA; E EM SKLIAR (2003) QUE TRABALHA O CONCEITO DE DIVERSIDADE NA FIGURA DO OUTRO INSERIDO NA EDUCAÇÃO. ASSIM, DESVELAMOS QUE O DESENHO ANIME ATUA COMO FORTE ELEMENTO DA INDÚSTRIA CULTURAL, FORMANDO IDEIAS SOBRE O FEMININO ENTRE JOVENS DE DIFERENTES NACIONALIDADES. PALAVRAS- CHAVE: ANIME, FEMININO, INDÚSTRIA CULTURAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.