Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA

Palavra-chaves: JUVENTUDE(S), MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, RAÇA Comunicação Oral (CO) ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64038
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA"
    "resumo" => "O NÚCLEO DE ESTUDOS EM  GÊNERO E DIVERSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS IPOJUCA TEM DESENVOLVIDO PESQUISAS E AÇÕES ACERCA DA TRANSVERSALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE GÊNERO E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS A SE ENTRELAÇAREM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REFERIU AO MODO COMO AS JOVENS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE CONSTRUÇÃO NAVAL E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SE PERCEBIAM EM SALAS DE AULA COMPOSTAS, EM SUA MAIORIA, POR ESTUDANTES DO SEXO MASCULINO. OPTAMOS POR DESENVOLVER UMA PESQUISA DE CUNHO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA-AÇÃO. A PROPOSTA ABARCOU DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS DAS JOVENS ESTUDANTES, BEM COMO A ANÁLISE DOS DISCURSOS DELAS DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. ESTA PESQUISA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO COM PREVISÃO DE FINALIZAÇÃO PARA JULHO DE 2020 E OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO ENCONTRADOS, REVELAM A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ESSAS JOVENS TÊM SIDO SUBMETIDAS E POR CONSEGUINTE SAIR EM DEFESA DE DISCURSOS CONTRA HEGEMÔNICOS SOBRE AS MULHERES E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE  SE DIRECIONAM À PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUE SE REFERE AOS DEBATES RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO,  TAMBÉM TEM SIDO ALCANÇADO ENQUANTO ATIVIDADES RESULTANTES DO ALCANCE DESTA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE(S), MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, RAÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID951_20082019210926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE FARIAS TAVARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE TAVARES"
    "autor_email" => "danielleferreira@ipojuca."
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64038
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA"
    "resumo" => "O NÚCLEO DE ESTUDOS EM  GÊNERO E DIVERSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS IPOJUCA TEM DESENVOLVIDO PESQUISAS E AÇÕES ACERCA DA TRANSVERSALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE GÊNERO E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS A SE ENTRELAÇAREM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REFERIU AO MODO COMO AS JOVENS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE CONSTRUÇÃO NAVAL E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SE PERCEBIAM EM SALAS DE AULA COMPOSTAS, EM SUA MAIORIA, POR ESTUDANTES DO SEXO MASCULINO. OPTAMOS POR DESENVOLVER UMA PESQUISA DE CUNHO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA-AÇÃO. A PROPOSTA ABARCOU DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS DAS JOVENS ESTUDANTES, BEM COMO A ANÁLISE DOS DISCURSOS DELAS DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. ESTA PESQUISA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO COM PREVISÃO DE FINALIZAÇÃO PARA JULHO DE 2020 E OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO ENCONTRADOS, REVELAM A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ESSAS JOVENS TÊM SIDO SUBMETIDAS E POR CONSEGUINTE SAIR EM DEFESA DE DISCURSOS CONTRA HEGEMÔNICOS SOBRE AS MULHERES E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE  SE DIRECIONAM À PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUE SE REFERE AOS DEBATES RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO,  TAMBÉM TEM SIDO ALCANÇADO ENQUANTO ATIVIDADES RESULTANTES DO ALCANCE DESTA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE(S), MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, RAÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA27_ID951_20082019210926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE FARIAS TAVARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE TAVARES"
    "autor_email" => "danielleferreira@ipojuca."
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

O NÚCLEO DE ESTUDOS EM GÊNERO E DIVERSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS IPOJUCA TEM DESENVOLVIDO PESQUISAS E AÇÕES ACERCA DA TRANSVERSALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE GÊNERO E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS A SE ENTRELAÇAREM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REFERIU AO MODO COMO AS JOVENS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE CONSTRUÇÃO NAVAL E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SE PERCEBIAM EM SALAS DE AULA COMPOSTAS, EM SUA MAIORIA, POR ESTUDANTES DO SEXO MASCULINO. OPTAMOS POR DESENVOLVER UMA PESQUISA DE CUNHO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA-AÇÃO. A PROPOSTA ABARCOU DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS DAS JOVENS ESTUDANTES, BEM COMO A ANÁLISE DOS DISCURSOS DELAS DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. ESTA PESQUISA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO COM PREVISÃO DE FINALIZAÇÃO PARA JULHO DE 2020 E OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO ENCONTRADOS, REVELAM A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ESSAS JOVENS TÊM SIDO SUBMETIDAS E POR CONSEGUINTE SAIR EM DEFESA DE DISCURSOS CONTRA HEGEMÔNICOS SOBRE AS MULHERES E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE SE DIRECIONAM À PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUE SE REFERE AOS DEBATES RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, TAMBÉM TEM SIDO ALCANÇADO ENQUANTO ATIVIDADES RESULTANTES DO ALCANCE DESTA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.