HISTORICAMENTE, A EDUCAÇÃO SEMPRE FOI ALVO DE GRUPOS DOMINANTES QUE DEFINIAM O SEU CURSO COM A FINALIDADE DE GARANTIR OS SEUS INTERESSES. ASSIM, DEPOIS DE MUITAS LUTAS E CONQUISTAS, TEMAS COMO DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO SÃO DISCUTIDOS COMO UM MEIO DE COMPREENDER IDEOLOGIAS DOMINANTES, POR EXEMPLO, A HETERONORMATIVIDADE E O PRECONCEITO EM RELAÇÃO AOS INDIVÍDUOS LGBTQ+. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É EXPOR OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO, ENGLOBANDO TEMÁTICAS COMO DIVERSIDADE SEXUAL E LGBTQFOBIA, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA INSERIDA NO DEBATE EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES EM CLASSE DE UMA FACULDADE PRIVADA, NO SERTÃO PARAIBANO, COM CARÁTER E NATUREZA EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA E ABORDAGEM QUALITATIVA, NAS QUAIS FORAM UTILIZADAS FRASES QUE REMETIAM AO PRECONCEITO SOFRIDO PELO PÚBLICO LGBTQ+, E REALIZAÇÃO DO DEBATE COMO FERRAMENTA DISCURSIVA. DESTA FORMA, O DEBATE REVELOU POSICIONAMENTOS QUE NATURALIZAVAM A HETERONORMATIVIDADE, RELACIONADOS À FRAGILIDADE DE INFORMAÇÃO, POR PARTE DOS UNIVERSITÁRIOS, DIANTE DOS TEMAS QUE, CONSEQUENTEMENTE, PERPETUAM UMA IDEOLOGIA DOMINANTE BINÁRIA, FOCADA NAS PERCEPÇÕES DO QUE É MASCULINO E FEMININO, IDENTIDADE DE GÊNERO E SEUS PAPÉIS SOCIAIS, SEGUIDO DE UMA PARTICIPAÇÃO DE HOMENS-CIS MAIS ATIVA QUE MULHERES-CIS. PORTANTO, EMBORA ESTA ATIVIDADE TENHA ATINGIDO O SEU OBJETIVO, AINDA É NECESSÁRIA A DISCUSSÃO DESSES TEMAS, POIS HOUVE UMA CARÊNCIA DE INFORMES ENTRE OS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM, ATENTANDO PARA A PERSPECTIVA DE UMA DISCUSSÃO EM OUTRAS ESFERAS EDUCACIONAIS. CONTUDO, A ATIVIDADE PROPORCIONOU UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO PRECONCEITO EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL.