EM TEMPOS DE AVANÇO NEOFASCISTAS E DE ATAQUES À EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA E PLURAL, AS IINVESTIGAÇÕES SOCIAIS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO SE TRANSFORMAM EM POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA. ESTE ARTIGO É RESULTANTE DE UM DOS DESDOBRAMENTOS ANALÍTICOS REFERENTES AO PROJETO DE PESQUISA GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAIOSES-MA REALIZADO ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2019 COM A INTENSÃO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOCENTES E IDENTIFICAR A PRESENÇA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE ARAIOSES. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS ONDE OITO COLABORADORE(A)S RESPONDERAM QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, PODEMOS RESSALTAR QUE: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NÃO CONSTITUEM CONTEÚDOS CURRICULARES OU TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS NAS ESCOLAS PESQUISADAS E, APENAS SÃO ABORDADOS POR ALGUNS DOCENTES, DE MANEIRA PONTUAL, EM SALA DE AULA, QUANDO OCORREM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES.