ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA COMO AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS VIVENCIAM AS ESPACIALIDADES ESCOLARES NO BRASIL? PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA TEÓRICA ACERCA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS COM ESTAS INQUIETAÇÕES. OPERACIONALMENTE, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR 13 ARTIGOS QUE DISCORREM EM TORNO DE DOCENTES E DICENTES QUE ESTÃO CIRCUNSCRITOS(AS) NAS INTERDIÇÕES ESPACIAIS ESCOLARES. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE A INTERDIÇÃO ESPACIAL VIVENCIADA POR TRAVESTIS E TRANSEXUAIS É FRUTO DA TRANSFOBIA, SENDO O ESPAÇO ESCOLAR O MAIS MARCANTE NA VIDA DESSAS PESSOAS. CONSTATAMOS QUE MESMO COM AS DENÚNCIAS DE SITUAÇÕES TRANSFÓBICAS NO MUNDO ACADÊMICO E CIENTÍFICO, AINDA TEM MUITA COISA QUE PODE E DEVE SER ABORDADA NESTE MUNDO, COM A FINALIDADE DE APROXIMAR ACADEMIA DAS DINÂMICAS SOCIAIS. SUGERIMOS PESQUISAS QUE ABORDEM PRÁTICAS TRANSFÓBICAS SEGUNDO QUEM AS PROFEREM, COM A FINALIDADE DE COMPREENDERMOS SE ESSAS PESSOAS ESTÃO SENSIBILIZADAS COM O FENÔMENO QUE ESTÃO DIFUNDINDO, VISLUMBRANDO AMPLIAR INTELIGIBILIDADES EM TORNO DA PRÁTICA TRANSFÓBICA.