Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

TRANSFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: INTOLERÂNCIA CONTRA OS CORPOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO BRASIL

Palavra-chaves: ESPAÇO ESCOLAR, TRANSEXUAIS, TRANSFOBIA, TRAVESTIS Comunicação Oral (CO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64255
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => """
      TRANSFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: INTOLERÂNCIA CONTRA OS\r\n
      CORPOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO BRASIL
      """
    "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA COMO AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS VIVENCIAM AS ESPACIALIDADES ESCOLARES NO BRASIL? PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA TEÓRICA ACERCA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS COM ESTAS INQUIETAÇÕES. OPERACIONALMENTE, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR 13 ARTIGOS QUE DISCORREM EM TORNO DE DOCENTES E DICENTES QUE ESTÃO CIRCUNSCRITOS(AS) NAS INTERDIÇÕES ESPACIAIS ESCOLARES. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE A INTERDIÇÃO ESPACIAL VIVENCIADA POR TRAVESTIS E TRANSEXUAIS É FRUTO DA TRANSFOBIA, SENDO O ESPAÇO ESCOLAR O MAIS MARCANTE NA VIDA DESSAS PESSOAS. CONSTATAMOS QUE MESMO COM AS DENÚNCIAS DE SITUAÇÕES TRANSFÓBICAS NO MUNDO ACADÊMICO E CIENTÍFICO, AINDA TEM MUITA COISA QUE PODE E DEVE SER ABORDADA NESTE MUNDO, COM A FINALIDADE DE APROXIMAR ACADEMIA DAS DINÂMICAS SOCIAIS. SUGERIMOS PESQUISAS QUE ABORDEM PRÁTICAS TRANSFÓBICAS SEGUNDO QUEM AS PROFEREM, COM A FINALIDADE DE COMPREENDERMOS SE ESSAS PESSOAS ESTÃO SENSIBILIZADAS COM O FENÔMENO QUE ESTÃO DIFUNDINDO, VISLUMBRANDO AMPLIAR INTELIGIBILIDADES EM TORNO DA PRÁTICA TRANSFÓBICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, TRANSEXUAIS, TRANSFOBIA, TRAVESTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID908_18072019151454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BENATO"
    "autor_nome_curto" => "ANA BENATO"
    "autor_email" => "anapaulabenato043@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64255
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 908
    "titulo" => """
      TRANSFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: INTOLERÂNCIA CONTRA OS\r\n
      CORPOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO BRASIL
      """
    "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA COMO AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS VIVENCIAM AS ESPACIALIDADES ESCOLARES NO BRASIL? PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA TEÓRICA ACERCA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS COM ESTAS INQUIETAÇÕES. OPERACIONALMENTE, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR 13 ARTIGOS QUE DISCORREM EM TORNO DE DOCENTES E DICENTES QUE ESTÃO CIRCUNSCRITOS(AS) NAS INTERDIÇÕES ESPACIAIS ESCOLARES. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE A INTERDIÇÃO ESPACIAL VIVENCIADA POR TRAVESTIS E TRANSEXUAIS É FRUTO DA TRANSFOBIA, SENDO O ESPAÇO ESCOLAR O MAIS MARCANTE NA VIDA DESSAS PESSOAS. CONSTATAMOS QUE MESMO COM AS DENÚNCIAS DE SITUAÇÕES TRANSFÓBICAS NO MUNDO ACADÊMICO E CIENTÍFICO, AINDA TEM MUITA COISA QUE PODE E DEVE SER ABORDADA NESTE MUNDO, COM A FINALIDADE DE APROXIMAR ACADEMIA DAS DINÂMICAS SOCIAIS. SUGERIMOS PESQUISAS QUE ABORDEM PRÁTICAS TRANSFÓBICAS SEGUNDO QUEM AS PROFEREM, COM A FINALIDADE DE COMPREENDERMOS SE ESSAS PESSOAS ESTÃO SENSIBILIZADAS COM O FENÔMENO QUE ESTÃO DIFUNDINDO, VISLUMBRANDO AMPLIAR INTELIGIBILIDADES EM TORNO DA PRÁTICA TRANSFÓBICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, TRANSEXUAIS, TRANSFOBIA, TRAVESTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD1_SA30_ID908_18072019151454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BENATO"
    "autor_nome_curto" => "ANA BENATO"
    "autor_email" => "anapaulabenato043@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA COMO AS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS VIVENCIAM AS ESPACIALIDADES ESCOLARES NO BRASIL? PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA TEÓRICA ACERCA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS COM ESTAS INQUIETAÇÕES. OPERACIONALMENTE, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR 13 ARTIGOS QUE DISCORREM EM TORNO DE DOCENTES E DICENTES QUE ESTÃO CIRCUNSCRITOS(AS) NAS INTERDIÇÕES ESPACIAIS ESCOLARES. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE A INTERDIÇÃO ESPACIAL VIVENCIADA POR TRAVESTIS E TRANSEXUAIS É FRUTO DA TRANSFOBIA, SENDO O ESPAÇO ESCOLAR O MAIS MARCANTE NA VIDA DESSAS PESSOAS. CONSTATAMOS QUE MESMO COM AS DENÚNCIAS DE SITUAÇÕES TRANSFÓBICAS NO MUNDO ACADÊMICO E CIENTÍFICO, AINDA TEM MUITA COISA QUE PODE E DEVE SER ABORDADA NESTE MUNDO, COM A FINALIDADE DE APROXIMAR ACADEMIA DAS DINÂMICAS SOCIAIS. SUGERIMOS PESQUISAS QUE ABORDEM PRÁTICAS TRANSFÓBICAS SEGUNDO QUEM AS PROFEREM, COM A FINALIDADE DE COMPREENDERMOS SE ESSAS PESSOAS ESTÃO SENSIBILIZADAS COM O FENÔMENO QUE ESTÃO DIFUNDINDO, VISLUMBRANDO AMPLIAR INTELIGIBILIDADES EM TORNO DA PRÁTICA TRANSFÓBICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.