O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO DOCÊNCIA, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS IV, NO ANO DE 2018, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O INTUITO FOI PROPOR A EXPERIÊNCIA DOCENTE, FOCANDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR E NO ENSINO DA SOCIOLOGIA. A EXPERIÊNCIA SE DEU NA ONG GTP+: GRUPO DE TRABALHOS EM PREVENÇÃO POSITIVO, LOCALIZA NO BAIRRO DA BOA VISTA, RECIFE/PE. A INSTITUIÇÃO É CONHECIDA POR TRABALHAR COM A COMUNIDADE LGBTQIA+, PORTADORA DO VÍRUS HIV E AIDS. TENDO EM VISTA ISSO, FOI ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA QUE BUSQUEI QUESTIONAR O SISTEMA EDUCACIONAL, SOBRE O QUAL GRANDE PARTE DAS ESCOLAS NORMATIZAM OS PAPÉIS DE GÊNERO E SEXUAIS, PROPORCIONANDO A EXCLUSÃO E DESIGUALDADE DAS FORMAS QUE DIVERGEM DA HETEROSSEXUAL. ASSIM, AO SOBRESSAIR DESSE ESPAÇO HIPERVALORATIVO HETEROSSEXUAL, TROUXE OUTRA FORMA DE CONSTRUIR E DE TROCAR CONHECIMENTO. CONSISTE EM UMA FORMA QUE NÃO SEGREGA, QUE APOIA A DIVERSIDADE, QUE DAR VOZ AO OPRIMIDO, QUE NÃO MARGINALIZA E QUE ACREDITA NOS OUTROS ESPAÇOS COMO FONTE DE APRENDIZAGEM. ALIADO A ISSO, UTILIZEI O MÉTODO ETNOGRÁFICO, POIS PERMITE VER A PRÁTICA DOCENTE COM OUTROS OLHOS, E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA QUAL SE DEU ATRAVÉS DA SELEÇÃO DE DETERMINADOS ARTIGOS/ LIVROS EM RELAÇÃO A TAL TEMÁTICA (GIL, 2008): OS APORTES TEÓRICOS DE JUDITH BUTLER (2017) SOBRE “HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA” E DAS REFLEXÕES SOBRE CONTEXTO ESCOLAR, GÊNERO E SEXUALIDADE DA PEDAGOGA GUACIRA LOURO (2013/2017).