ESTE TRABALHO FAZ PARTE DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL, NO PERÍODO CORRESPONDENTE A 2003 A 2014, ESPECIALMENTE TESES E DISSERTAÇÕES, PRESENTE NO BANCO DA CAPES. O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR OS RESULTADOS DESSAS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DOCENTES A RESPEITO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PRESENTES NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, ESPECIFICAMENTE GÊNERO. QUE PRÁTICAS E COMO VEM ATUANDO DOCENTES NAS CLASSES DOS ENSINOS FUNDAMENTAIS I E II E MÉDIO, A RESPEITO DESSA TEMÁTICA. A ESCOLHA POR ESTE INTERVALO DE DATAS DEVE-SE AO FATO DE TER SIDO O MOMENTO BRASILEIRO EM QUE MAIS PAUTAS FEMINISTAS E DE OUTROS MOVIMENTOS SOCIAIS FORAM ATENDIDAS PELO GOVERNO FEDERAL, MUITO EM FUNÇÃO DO MODELO DE GESTÃO QUE SE INICIAVA. METODOLOGICAMENTE, VAMOS REALIZAR UMA METABUSCA E APÓS LEITURA DO MATERIAL COLETADO, INICIARÁ A ANÁLISE TEMÁTICA. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE SERÁ UTILIZADO ESTÁ FUNDAMENTADO NA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA PÓS-ESTRUTURALISTA. POR SER UMA PESQUISA QUE SE ENCONTRA EM FASE INICIAL, NÃO HÁ RESULTADOS A SEREM APRESENTADOS. MAS ESPERA-SE ENCONTRAR PESQUISAS QUE REVELEM PRÁTICAS DOCENTES TRABALHANDO PARA DISCUSSÃO DE GÊNERO NAS ESCOLAS, PROPICIANDO UMA FUTURA SIGNIFICATIVA MELHORA A RESPEITO DA IGUALDADE DE GÊNERO, MODIFICANDO AS ESTRUTURAS MISÓGINAS E MACHISTAS DA NOSSA SOCIEDADE BRASILEIRA.