Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 271
VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE UM JOVEM DO ENSINO MÉDIO NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO SER DIFERENTE NUMA JUVENTUDE IGUAL

Palavra-chaves: CULTURA ESCOLAR, JUVENTUDE ESCOLAR, JUVENTUDES Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO DA DISCIPLINA JUVENTUDE E CULTURA ESCOLAR, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS E ORIENTADO PELA PROFESSORA DRA. ROSIMEIRE REIS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO VISOU SISTEMATIZAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR NÓS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA, COMO TAMBÉM, OFERECER VIVÊNCIA MEDIANTE O CONTATO COM SITUAÇÕES REAIS. DESSE MODO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR E ANALISAR RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA POR MEIO DA ENTREVISTA FEITA COM UM JOVEM DE 16 ANOS, CURSANDO O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJUEIRO-AL. COM ESSA PESQUISA, INTENCIONAMOS QUESTIONÁ-LO SOBRE A SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR, SUA PERCEPÇÃO DE MUNDO E O SEU PLANEJAMENTO PARA O FUTURO. A PESQUISA SE INSERE NO ÂMBITO ESCOLAR, PRECISAMENTE EM UMA DAS SALAS DE AULA CEDIDA PELA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. A PARTIR DA ADOÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE PESQUISA E ENTREVISTA COMO TÉCNICA, A CONDUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO AQUI RELATADA PRETENDE-SE: A) IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES QUE O JOVEM ENTREVISTADO APRESENTA A PARTIR DAS SUAS VIVENCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR; B) CONTRAPOR OS RESULTADOS DA ENTREVISTA COM O JOVEM E A TEORIA VISTA DURANTE A DISCIPLINA DE CULTURA E JUVENTUDE ESCOLAR; C) ANALISAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DO JOVEM D) ORGANIZAR OS DADOS COLETADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.