ESTE TRABALHO ACADÊMICO EM FORMA DE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR A NECESSIDADE DO HOMEM EM OSTENTAR SEMPRE UMA IDEOLOGIA ETNOCENTRISTA PARA SUBJUGAR AS CLASSES MAJORITÁRIAS POR UMA CLASSE MINORITÁRIA QUE SUSTENTAM O PODER ATRAVÉS DE UM GOLPE MILITAR QUE PROMULGADA NOS ANOS DE MIL NOVECENTOS E SESSENTA E QUATRO, SENDO UMA DAS DITADURAS MAIS CRUÉIS NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E SENDO COMBATIDAS POR ARTISTA DE VÁRIOS SEGMENTOS CULTURAIS, ATRAVÉS DAS MÚSICAS DE PROTESTOS, POESIAS, PEÇAS TEATRAIS ESCRITAS COM CUNHO POLÍTICOS. ENFRENTANDO TORTURAS, BANIMENTOS, EXÍLIOS E MUITOS ATÉ A MORTE POR TER SEUS DONS ARTÍSTICOS USADOS COMO METÁFORA PARA INFORMAR, ALERTAR E MOSTRAR TODAS ATROCIDADES FEITAS PELOS AGENTES OPRESSOR DA DITADURA MILITAR NO BRASIL. TEM COMO METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA E COM ENFOQUE NAS ANÁLISES DO DISCURSO DE MICHAEL FOUCAULT E CLEUDEMAR ALVES FERNANDES. INFORMAÇÕES PESQUISADAS EM SITES, LIVROS COM DOCUMENTÁRIOS APRESENTADOS COM DEPOIMENTOS DAS PERSONAGENS QUE FORAM VÍTIMAS DOS QUE DIZIAM QUE FAZIAM TUDO ISSO PELO BEM DA PÁTRIA. O PÚBLICO ALVO SERÁ AQUELES ESTUDIOSOS DE HISTÓRIAS, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA QUE TEM COMO CURIOSIDADE A HISTÓRIA BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: A DITADURA MILITAR; A MÚSICA BRASILEIRA; ANÁLISE DO DISCURSO.