O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) AOS ALUNOS SURDOS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) CAMPUS CAXIAS. A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL É ALGO QUE VEM SENDO DEBATIDO AO LONGO DO TEMPO POR VÁRIOS PESQUISADORES. DIANTE DAS BARREIRAS ENCONTRADAS QUE ESTÁ ALÉM DO ATENDIMENTO A ESTES ALUNOS, O QUESTIONAMENTO DESTE ESTUDO REFERE-SE À PROBLEMÁTICA: COMO É REALIZADO O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO NAPNE? NO QUE SE REFERE AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECÍFICO DANDO ÊNFASE A INCLUSÃO DOS ALUNOS QUE SÃO AMPARADOS POR LEIS. OS ALUNOS SURDOS QUE ADENTRA AO NÍVEL SUPERIOR, PERCEBE-SE QUE DURANTE A SUA TRAJETÓRIA COMO ESTUDANTE O MESMO, PERPASSAR PELA EDUCAÇÃO BÁSICA AMPARADA POR DIREITOS QUE LHES SÃO ASSEGURADOS CORROBORANDO PARA QUE A INCLUSÃO DE FATO ACONTEÇA. NA METODOLOGIA, REALIZOU-SE PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGRÁFICA. PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO, UTILIZOU-SE O MÉTODO EXPLORATÓRIO COM ENTREVISTA COM 1 COORDENADOR E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS REALIZADAS COM 3 (TRÊS) PROFESSORAS INTÉRPRETES DE LIBRAS, NO INTUITO DE COMPREENDER ASPECTOS DE IMPORTÂNCIA NA PESQUISA TAIS COMO: FORMAÇÃO DO NÚCLEO, TRABALHO REALIZADO PELA EQUIPE NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS SURDOS, ENTENDER AS DIFICULDADE E DESAFIOS. POSTERIORMENTE FOI REALIZADO ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA. O ESTUDO CONTRIBUIU ESSENCIALMENTE PARA QUE OS LEITORES POSSAM COMPREENDER COMO É REALIZADO O TRABALHO DO NAPNE DIANTE DO ATENDIMENTO AOS ALUNOS SURDOS.