Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DO IEAA/UFAM: UM ESTUDO DA BOLSA MORADIA

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, BOLSA MORADIA, ESTUDANTES, AUXILIO, AUXILIO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE EXPOR OS RESULTADOS DA PESQUISA DE EXTENSÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - PIBIC ACERCA DO ESTUDO DO PROGRAMA BOLSA MORADIA DA UFAM/IEAA, AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA DOS DISCENTES DESTA INSTITUIÇÃO QUE RECEBEM ESSE AUXÍLIO, OS IMPACTOS NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, POR MEIO DE PESQUISAS DOCUMENTAL E DE CAMPO IDENTIFICAR UM PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS SUJEITOS, COMPREENDER A POLÍTICA DA BOLSA MORADIA OFERECIDA PARA PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR DO IEAA, ENTENDER AS FORMAS DE SELEÇÃO PARA O ACESSO AO BENEFÍCIO E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTA BOLSA NA VIDA ACADÊMICA DESSES ALUNOS, AO FAZER ANÁLISE DAS ENTREVISTAS ACERCA DOS EFEITOS DESTA BOLSA NA VIDA ACADÊMICA DOS BOLSISTAS POSSIBILITOU ASSIM UMA REFLEXÃO IMPORTANTE DAS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. OS APONTAMENTOS TEÓRICOS UTILIZADOS NESTA PESQUISA EMBASAM PENSAMENTOS RELATIVOS FRISANDO A DEMOCRATIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO AO ACESSO DO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS AFIM DE SUPERAR AS DESIGUALDADES POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E UM SABER LIBERTADOR DE SUA CONDIÇÃO EMANCIPADORA, DESTE MODO TENTAR NIVELAR AS OPORTUNIDADES DOS INDIVÍDUOS DE CLASSES SUBALTERNAS AO PROMOVER UMA FORMAÇÃO CIENTIFICA/ACADÊMICA.

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