A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57986 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4270 "inscrito_id" => 2079 "titulo" => "A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, APRESENTADO EM JULHO DE 2019, QUE APRESENTA CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS A RESPEITO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTE. A PESQUISA FOCA SEU OLHAR SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UFPI. FORMAÇÃO, ESSA, REPLETA DE SABERES E CONHECIMENTOS, SENDO A FIGURA DO PROFESSOR A BASE QUE SUSTENTA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL HUMANA, QUE POSSIBILITA TAMBÉM A FORMAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROBLEMA DO ESTUDO FOI SABER: DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI? E O OBJETIVO GERAL É COMPREENDER DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI. OS SUJEITOS E CAMPO DE ESTUDO COMPREENDEM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, ABORDAMOS A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, SABERES DOCENTE TOMANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO BORGES (2004), DEMO (2012), COULON (1995) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER ETNOMETODOLÓGICO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA POSSIBILITOU COMPREENDER DE QUE MANEIRA A MEDIAÇÃO PEDAGOGIA POSSIBILITOU A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL PEDAGOGO. E COMO SÃO AFLORADOS, POR MEIO, DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE E A INFLUENCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DESSES SABERES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, PEDAGOGO, SABERES DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2079_26092019135322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DOS SANTOS DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anynha.morais16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57986 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4270 "inscrito_id" => 2079 "titulo" => "A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI" "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, APRESENTADO EM JULHO DE 2019, QUE APRESENTA CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS A RESPEITO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTE. A PESQUISA FOCA SEU OLHAR SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UFPI. FORMAÇÃO, ESSA, REPLETA DE SABERES E CONHECIMENTOS, SENDO A FIGURA DO PROFESSOR A BASE QUE SUSTENTA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL HUMANA, QUE POSSIBILITA TAMBÉM A FORMAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROBLEMA DO ESTUDO FOI SABER: DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI? E O OBJETIVO GERAL É COMPREENDER DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI. OS SUJEITOS E CAMPO DE ESTUDO COMPREENDEM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, ABORDAMOS A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, SABERES DOCENTE TOMANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO BORGES (2004), DEMO (2012), COULON (1995) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER ETNOMETODOLÓGICO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA POSSIBILITOU COMPREENDER DE QUE MANEIRA A MEDIAÇÃO PEDAGOGIA POSSIBILITOU A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL PEDAGOGO. E COMO SÃO AFLORADOS, POR MEIO, DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE E A INFLUENCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DESSES SABERES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, PEDAGOGO, SABERES DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2079_26092019135322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DOS SANTOS DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anynha.morais16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }