O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS VALORES PELOS QUAIS VIVER E EDUCAR. COM RESPALDO NA TEORIA HUMANISTA DE ROGERS E OUTROS AUTORES QUE DEFENDEM ESTA CONCEPÇÃO HUMANISTA NA EDUCAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A CATEGORIA PRINCIPAL E AS SECUNDÁRIAS DELIMITADAS NESTE ESTUDO E A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES COMPONDO OS RESULTADOS DO ESTUDO OS MESMOS FORAM SISTEMATIZADOS POR MEIO DE MAPAS MENTAIS. OS MAPAS MENTAIS CONTRIBUÍRAM PARA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE AS IDEAIS APRESENTADAS PELOS AUTORES, PERMITINDO A CONSTRUÇÃO DE DISCUSSÕES SOBRE OS VALORES DO EDUCADOR E DO ENSINO PARA ASSIM UMA COMPREENSÃO QUANTO A VIVER E EDUCAR DENTRO DA CONCEPÇÃO HUMANISTA. CONCLUI-SE QUE A EDUCAÇÃO REPRESENTA UM POTENCIAL PARA A EMANCIPAÇÃO DO HOMEM, CONTRIBUINDO PARA QUE O MESMO SE TORNE “PESSOA”; COM A ARTICULAÇÃO ENTRE OS SABERES E DEFINIÇÕES DE VALORES QUE SOMADOS AOS VIVENCIADOS NA ESCOLA COM A POSTURA E ARTICULAÇÃO DO PROFESSOR PERMITIRÁ UMA DEFINIÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS VALORES QUE IRÃO PERMEAR A SUA VIDA. A EDUCAÇÃO HUMANISTA APRESENTA FORTES POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, SOCIAL E HISTÓRICO DO SER HUMANO.