Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58781
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 3419
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA.  PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA  UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005).  EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3419_05082019142312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA "
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58781
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 3419
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA.  PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA  UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005).  EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3419_05082019142312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA "
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA. PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005). EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.