CHAGAS, Debora Frota. Educação e arte: um olhar poético na formação de professor. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60079>. Acesso em: 05/11/2024 05:20
ESTA ESCRITA FOI CONSTITUÍDA A PARTIR DE REFLEXÕES SURGIDAS NAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS NA DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PELA PROFA. LUCIANE GOLDBERG, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DE MINHA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MINISTRANDO A DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ. A ESTRUTURA AQUI CRIADA NÃO É UMA FORMA COMPARATIVA, MAS ANALÍTICA DE QUESTÕES QUE ME ATRAVESSARAM NOS ÚLTIMOS ANOS. MUITAS DESSAS INQUIETUDES ME DIRECIONARAM A INVESTIGAÇÃO NO MESTRADO EM ARTE DO IFCE, INTITULADA “POÉTICAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ARTE NAS ESCOLAS MILITARES DO CEARÁ”, E TANGENCIAM ESTE RELATO. AS AÇÕES ARTÍSTICAS PEDAGÓGICAS DIALOGAM COM UMA PROPOSTA DE ARTISTA-PESQUISADOR-DOCENTE E TRAZEM DIVERSOS QUESTIONAMENTOS: O QUE É ESSE TRINÔMIO? SERIA REALMENTE POSSÍVEL SUA PRÁTICA? PRA QUE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA? QUAL SUA IMPORTÂNCIA? DIANTE DESSAS E OUTRAS, O TEXTO PROPÕE CARTOGRAFAR OS PERCURSOS, ONDE CARTOGRAFIA É VISTA NÃO COMO MÉTODO A SER APLICADO, MAS EXPERIENCIADO A PARTIR DO PRÓPRIO PROCESSO ARTÍSTICO E REFLEXIVO.