Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61562
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 1574
    "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1574_28082019190423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO-FACEP"
    "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61562
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 1574
    "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1574_28082019190423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO-FACEP"
    "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.