VALE A PENA INVESTIR EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO NO IFPE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62969 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 8279 "titulo" => "VALE A PENA INVESTIR EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO NO IFPE" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A POLÍTICA PÚBLICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE). BUSCA-SE ENTENDER SE O INVESTIMENTO EM APARATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS OS TORNA ALIADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUESTIONAMENTO QUE EMBASA A PESQUISA ESTÁ PAUTADO NO PRELÚDIO DA REFLEXÃO A RESPEITO DAS PREOCUPAÇÕES DO ESTADO (NO CONTEXTO REPRESENTATIVO DO IFPE) EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DOS DISCENTES. DADOS E PESQUISAS DO COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR) DEMONSTRAM O QUANTO A ACESSO À TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM SIDO EMERGENTE, NO BRASIL E NO MUNDO, PORQUANTO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE TECNOLOGIAS PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTE É ADMIRÁVEL, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE QUESTIONAR A IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA COM IMPACTO DIRETO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ DE ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS. A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO SUGEREM A CONTINUIDADE DA INVESTIGAÇÃO, BUSCANDO ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS DA DISTINÇÃO DO INVESTIMENTO FINANCEIRO PARA UM MESMO PROGRAMA EM CAMPI DISTINTOS. A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO ESTÁ EM PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROGRAMA NA INSTITUIÇÃO, PRODUZINDO INFORMAÇÕES QUE SERVEM DE BASE PARA A REFLEXÃO DOS GESTORES, TORNANDO-SE MOTIVADORA DA EFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO, MINIMIZANDO DESPERDÍCIOS E APROVEITANDO HABILIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, POLÍTICA PÚBLICA, AVALIAÇÃO DE IMPACTO, IFPE, IFPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8279_11072019191537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "mendes.camilla89@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62969 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 8279 "titulo" => "VALE A PENA INVESTIR EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO NO IFPE" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A POLÍTICA PÚBLICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE). BUSCA-SE ENTENDER SE O INVESTIMENTO EM APARATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS OS TORNA ALIADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUESTIONAMENTO QUE EMBASA A PESQUISA ESTÁ PAUTADO NO PRELÚDIO DA REFLEXÃO A RESPEITO DAS PREOCUPAÇÕES DO ESTADO (NO CONTEXTO REPRESENTATIVO DO IFPE) EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DOS DISCENTES. DADOS E PESQUISAS DO COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR) DEMONSTRAM O QUANTO A ACESSO À TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM SIDO EMERGENTE, NO BRASIL E NO MUNDO, PORQUANTO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE TECNOLOGIAS PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTE É ADMIRÁVEL, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE QUESTIONAR A IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA COM IMPACTO DIRETO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ DE ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS. A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO SUGEREM A CONTINUIDADE DA INVESTIGAÇÃO, BUSCANDO ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS DA DISTINÇÃO DO INVESTIMENTO FINANCEIRO PARA UM MESMO PROGRAMA EM CAMPI DISTINTOS. A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO ESTÁ EM PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROGRAMA NA INSTITUIÇÃO, PRODUZINDO INFORMAÇÕES QUE SERVEM DE BASE PARA A REFLEXÃO DOS GESTORES, TORNANDO-SE MOTIVADORA DA EFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO, MINIMIZANDO DESPERDÍCIOS E APROVEITANDO HABILIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, POLÍTICA PÚBLICA, AVALIAÇÃO DE IMPACTO, IFPE, IFPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID8279_11072019191537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "mendes.camilla89@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }