Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63025 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 10982 "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP).ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍ" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA" "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63025 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 10982 "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP).ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍ" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA" "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.