O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS DOS EFEITOS DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL URBANA NAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS E NAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NA CIDADE DE FORTALEZA, NOS BAIRROS ÁLVARO WEYNE E PIRAMBU. BUSCA-SE, AINDA, COMPREENDER OS AVANÇOS RELATIVOS AO ACESSO À CIDADANIA, PROPORCIONADOS PELO PBF, BEM COMO OS LIMITES IMPOSTOS PELA DESIGUALDADE SOCIAL AOS BENEFICIÁRIOS DESTE PROGRAMA. DESSE MODO, A FIM DE CONSEGUIR UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE ESTUDADA, APLICOU-SE A TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DUAS BENEFICIÁRIAS QUE, MESMO QUE SUBMETIDAS A CONDIÇÕES ECONÔMICAS SEMELHANTES, VIVENCIAM A POBREZA DE MANEIRAS DIFERENTES, INFLUENCIADAS PELAS POSSIBILIDADES OPORTUNIZADAS PELA LOCALIZAÇÃO DE SUAS MORADIAS E REDES DE SOCIABILIDADE NAS QUAIS ESTÃO INSERIDAS.