OBJETIVAMOS NESTA PESQUISA INVESTIGAR AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS RELACIONADAS À PRODUÇÃO TEXTUAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, TANTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO NO ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DA ESCADA-PE. ESTA PESQUISA SE EMBASA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE BRONCKART (1999), BAKHTIN (1979;1992; 2000; 2003), MARCUSCHI (2008), GERALDI (2002), ANTUNES (2003) ENTRE OUTROS, COM FOCO NAS QUESTÕES QUE ABORDAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO DE TEXTOS, SOB O CONTEXTO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, QUE SUGERE UM ENSINO DE LÍNGUA, CUJAS PARTICULARIDADES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS SÃO RESULTADOS DO MEIO SOCIAL, MEDIADOS PELA LINGUAGEM. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM A ANÁLISE DE DOCUMENTOS QUE REFERENCIAM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, DE QUESTIONÁRIOS SOBRE OS ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, DE OBSERVAÇÕES DE AULAS REALIZADAS NOS ESPAÇOS DAS SALAS DE AULAS. OBSERVAMOS QUE, EMBORA IDENTIFICADO EM ALGUMAS PRÁTICAS DAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS DIVERGÊNCIA ENTRE O QUE PRESCREVEM EM SEUS PLANOS DE AULAS E EM SUAS RESPOSTAS AOS QUESTIONÁRIOS SOBRE A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AÇÕES DIDÁTICAS PERTINENTES QUE SE APLICARAM NA REALIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL INTERATIVA DOS ALUNOS, OBJETIVANDO MEIOS PROPÍCIOS À APRENDIZAGEM. CONSTATAMOS DE FORMA MAIS GERAL, NA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL, UMA PRÁTICA CONSISTENTE E ESTIMULADORA, COM OBJETIVOS DELINEADOS SOBRE O QUE SE QUER ENSINAR SOBRE A ESCRITA NOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E TEXTUAIS.