Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE

Palavra-chaves: PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUDICIDADE, EMOÇÕES, EMOÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58461
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3713
    "inscrito_id" => 13636
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUDICIDADE, EMOÇÕES, EMOÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID13636_01102019194243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JECÓLIA REMÁLIA DE MORAIS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "REMÁLIA MORAIS"
    "autor_email" => "jecolia.remalia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58461
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3713
    "inscrito_id" => 13636
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL OBSERVADAS NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LUDICIDADE, EMOÇÕES, EMOÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID13636_01102019194243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JECÓLIA REMÁLIA DE MORAIS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "REMÁLIA MORAIS"
    "autor_email" => "jecolia.remalia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARTINDO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA VISITA A UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL V DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA- CE. ESSA VISITA TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA VIVÊNCIA LÚDICA QUE TRABALHASSE O COGNITIVO, A AFETIVIDADE E A MOTRICIDADE, ESTIMULANDO A EXPLORAÇÃO DO CORPO E A EXTERNALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO E DA INTERAÇÃO. A VIVÊNCIA OCORREU EM QUATRO MOMENTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE. NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA DINÂMICA COM DUAS PARTES, O ESPELHO DAS EMOÇÕES E ESPELHO DO CORPO. POSTERIORMENTE, REALIZOU-SE UMA BRINCADEIRA CHAMADA DE DANÇA DAS CORES, UMA ESPÉCIE DE JUST DANCE SEM VÍDEO GAMES. PARA FINALIZAR, REALIZAMOS UM MOMENTO DE RELAXAMENTO PARA DEVOLVER A TURMA TRANQUILA PARA A PROFESSORA. PARA CONSTRUÇÃO DE DADOS, VALEU-SE DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DURANTE VISITA E DA ANÁLISE DA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM AS CRIANÇAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE A TEORIA INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY (APUD IVIC, 2010), A AFETIVIDADE PARA HENRI WALLON (APUD GALVÃO, 1987), A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CARVALHO (1992) E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PERCEBEU-SE QUE, AINDA QUE SEJA INDISPENSÁVEL PARA FORMAÇÃO INFANTIL, A PRÁTICA PSICOMOTORA É ESCASSA E NEGLIGENCIADA NA SALA DE AULA REGULAR DEVIDO ÀS DEMANDAS QUE O PROFESSOR TEM QUE DAR CONTA E À FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DO MESMO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.