Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, O PAPEL DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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PARA QUE HAJA DE FATO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA É IMPRESCINDÍVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM CAPACITAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA, A FIM DE PROCEDER À MEDIAÇÃO AO RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VISANDO UM ENSINO QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS E PARTICULARIDADES DE CADA INDIVÍDUO. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CARÁTER QUALITATIVO A PARTIR DE FREIRE (2005), FERNANDES (2006), MANTOAN (2005), ENTRE OUTROS, ONDE ATRAVÉS DO QUAL SE PERCEBE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS LEIS QUE GARANTEM A SUA EFETIVA PARTICIPAÇÃO NO ENSINO REGULAR, FAZENDO COM QUE AS ESCOLAS BUSQUEM NOVOS PARADIGMAS E REVEJAM A AMPLIAÇÃO DE SEU CURRÍCULO E DE SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, APOIANDO OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VALORIZANDO UM ENSINO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÕES AS DIFERENÇAS DE CADA UM. POR FIM, A INCLUSÃO IMPLICA UMA MUDANÇA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DO SENTIDO EXCLUDENTE AO SENTIDO INCLUSIVO, FORMANDO UM AMBIENTE ONDE A PRÁTICA NÃO PRECISA ESTÁ LIMITADA A UM SISTEMA ERRÔNEO LIGADO A PARADIGMAS QUE SEGREGAM A REAL INTENÇÃO DO PROMOVER A EDUCAÇÃO.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESSALTANDO ALGUMAS LEIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA GARANTIR O" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, O PAPEL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9047_28092019222226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA ROLIM DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA ROLIM" "autor_email" => "fabiola_rolim@outlook.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61526 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4974 "inscrito_id" => 9047 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESSALTANDO ALGUMAS LEIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA GARANTIR O DIREITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO. 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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESSALTANDO ALGUMAS LEIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA GARANTIR O DIREITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO. A DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL DE 1986. EVIDENCIA-SE TAMBÉM UM BREVE CONCEITO DE INCLUSÃO SOCIAL, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INTEGRAÇÃO. PARA QUE HAJA DE FATO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA É IMPRESCINDÍVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM CAPACITAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA, A FIM DE PROCEDER À MEDIAÇÃO AO RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VISANDO UM ENSINO QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS E PARTICULARIDADES DE CADA INDIVÍDUO. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CARÁTER QUALITATIVO A PARTIR DE FREIRE (2005), FERNANDES (2006), MANTOAN (2005), ENTRE OUTROS, ONDE ATRAVÉS DO QUAL SE PERCEBE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS LEIS QUE GARANTEM A SUA EFETIVA PARTICIPAÇÃO NO ENSINO REGULAR, FAZENDO COM QUE AS ESCOLAS BUSQUEM NOVOS PARADIGMAS E REVEJAM A AMPLIAÇÃO DE SEU CURRÍCULO E DE SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, APOIANDO OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VALORIZANDO UM ENSINO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÕES AS DIFERENÇAS DE CADA UM. POR FIM, A INCLUSÃO IMPLICA UMA MUDANÇA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DO SENTIDO EXCLUDENTE AO SENTIDO INCLUSIVO, FORMANDO UM AMBIENTE ONDE A PRÁTICA NÃO PRECISA ESTÁ LIMITADA A UM SISTEMA ERRÔNEO LIGADO A PARADIGMAS QUE SEGREGAM A REAL INTENÇÃO DO PROMOVER A EDUCAÇÃO.

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