UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA 9° ANO)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62940 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3834 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA 9° ANO)" "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS APRESENTA DIFICULDADES PRINCIPALMENTE COM RESPEITO A ASSUNTOS DE FÍSICA. ISTO PODE OCORRER PELO FATO DE A MAIORIA DOS PROFESSORES SEREM FORMADOS EM BIOLOGIA, E PELA EXIGÊNCIA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E MATEMÁTICOS POR PARTE DOS ALUNOS PARA A INTERPRETAÇÃO E BUSCA DE SOLUÇÕES PARA VÁRIOS PROBLEMAS. UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FAZ-SE NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE DESDE QUE ESTEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, LEITURA E INTERPRETAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O CONHECIMENTO DAS ÁREAS CIENTÍFICAS, ACREDITAMOS QUE AS HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ) SEJAM UM IMPORTANTE E INTERESSANTES INSTRUMENTO PARA TAL. ESTE TRABALHO OPTOU POR FAZER UMA ANÁLISE DO POTENCIAL ASSOCIADO A ELABORAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS(HQ) PELOS ESTUDANTES COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA. A ANÁLISE FOI CONDUZIDO ATRAVÉS DE UM OLHAR QUALITATIVO A MESMA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO I (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA). A ELABORAÇÃO DE HQ COMO ATIVIDADE AVALIATIVA PARA OS ESTUDANTES MOSTROU-SE EFICAZ NA OBSERVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ISSO POR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS LIVRES PARA EXPOSIÇÃO DO QUE COMPREENDERAM, E AINDA PROMOVERAM UM VARIAÇÃO COM RELAÇÃO ÀS TRADICIONAIS AVALIAÇÕES QUE COSTUMAM DEIXAR OS ALUNOS NERVOSOS E ANSIOSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO, AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2228_25092019122822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANSEN FELIX DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JANSEN FELIX" "autor_email" => "jansen.felix.edu@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62940 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3834 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA 9° ANO)" "resumo" => "O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS APRESENTA DIFICULDADES PRINCIPALMENTE COM RESPEITO A ASSUNTOS DE FÍSICA. ISTO PODE OCORRER PELO FATO DE A MAIORIA DOS PROFESSORES SEREM FORMADOS EM BIOLOGIA, E PELA EXIGÊNCIA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E MATEMÁTICOS POR PARTE DOS ALUNOS PARA A INTERPRETAÇÃO E BUSCA DE SOLUÇÕES PARA VÁRIOS PROBLEMAS. UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FAZ-SE NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE DESDE QUE ESTEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INTERPRETATIVA DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE, LEITURA E INTERPRETAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O CONHECIMENTO DAS ÁREAS CIENTÍFICAS, ACREDITAMOS QUE AS HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ) SEJAM UM IMPORTANTE E INTERESSANTES INSTRUMENTO PARA TAL. ESTE TRABALHO OPTOU POR FAZER UMA ANÁLISE DO POTENCIAL ASSOCIADO A ELABORAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS(HQ) PELOS ESTUDANTES COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA. A ANÁLISE FOI CONDUZIDO ATRAVÉS DE UM OLHAR QUALITATIVO A MESMA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PROPORCIONADAS PELO ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO I (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA). A ELABORAÇÃO DE HQ COMO ATIVIDADE AVALIATIVA PARA OS ESTUDANTES MOSTROU-SE EFICAZ NA OBSERVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ISSO POR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS LIVRES PARA EXPOSIÇÃO DO QUE COMPREENDERAM, E AINDA PROMOVERAM UM VARIAÇÃO COM RELAÇÃO ÀS TRADICIONAIS AVALIAÇÕES QUE COSTUMAM DEIXAR OS ALUNOS NERVOSOS E ANSIOSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHO, AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2228_25092019122822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANSEN FELIX DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "JANSEN FELIX" "autor_email" => "jansen.felix.edu@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }