O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO A FORMAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA A QUEBRA E DESMITIFICAÇÃO DAS FAKES NEWS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PESQUISA, O CONHECIMENTO E O USO DA LINGUAGEM INTERPRETATIVA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NO DECORRER DESTE ARTIGO PERCEBE-SE COMO PODEMOS DESMISTIFICAR O QUE AS FAKES NEWS NOS TRANSMITEM COMO DESINFORMAÇÃO. É NOTÓRIO EM NOSSA SOCIEDADE, COMO ESSA INFORMAÇÃO DISTORCIDA DA REALIDADE ESTÁ SENDO PROPAGADA DE FORMA ACELERADA E DETURPADA, TRANSFORMANDO AS NOTÍCIAS DA WEB EM INVERDADES. ASSIM, ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE, O PROFESSOR PODE UTILIZAR NA SALA DE AULA ESTRATÉGIAS DE PESQUISA E APROFUNDAMENTO DA VERACIDADE DAS NOTÍCIAS VINCULADAS NAS REDES SOCIAIS. ESPERA-SE QUE ESSE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DESMISTIFICADOR DAS FAKES NEWS SUSCITE REFLEXÕES E DEMONSTRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO BUSCA DO CONHECIMENTO CRÍTICO E ÉTICO DAS INFORMAÇÕES PROPAGADAS NO MEIO DIGITAL COMO POSSIBILIDADE DE SAÍDA DESSE “CAOS NA LINGUAGEM INTERPRETATIVA”.