A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SE REVELA COMO UM DOS GRANDES DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL APONTAM O TEMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO UM DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS A SER DEBATIDO ENTRE OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA. PARA ESSA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS COM 22 DISCENTES DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC, COM PELO MENOS 50% DO CURSO CONCLUÍDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A INSUFICIÊNCIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS OFERTADAS, E UM LEQUE DE DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA APROFUNDAMENTO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE PARA A MAIORIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA (81,8%) O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA NÃO PREPARA O PROFESSOR PARA ATUAR EM TURMAS COM ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. RECOMENDAMOS, PORTANTO, QUE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC OFEREÇA A OPORTUNIDADE AOS GRADUANDOS DE DESENVOLVEREM SABERES CURRICULARES E DISCIPLINARES CONSOLIDADOS, CONSIDERANDO A OFERTA REDUZIDA DE DISCIPLINAS SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.