FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60601 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2215 "inscrito_id" => 7937 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA" "resumo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SE REVELA COMO UM DOS GRANDES DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL APONTAM O TEMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO UM DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS A SER DEBATIDO ENTRE OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA. PARA ESSA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS COM 22 DISCENTES DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC, COM PELO MENOS 50% DO CURSO CONCLUÍDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A INSUFICIÊNCIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS OFERTADAS, E UM LEQUE DE DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA APROFUNDAMENTO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE PARA A MAIORIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA (81,8%) O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA NÃO PREPARA O PROFESSOR PARA ATUAR EM TURMAS COM ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. RECOMENDAMOS, PORTANTO, QUE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC OFEREÇA A OPORTUNIDADE AOS GRADUANDOS DE DESENVOLVEREM SABERES CURRICULARES E DISCIPLINARES CONSOLIDADOS, CONSIDERANDO A OFERTA REDUZIDA DE DISCIPLINAS SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, CURRÍCULO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7937_15082019211247.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FONSECA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "HELOISA FONSECA" "autor_email" => "heloiisa.fonseeca@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60601 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2215 "inscrito_id" => 7937 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA" "resumo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SE REVELA COMO UM DOS GRANDES DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL APONTAM O TEMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO UM DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS A SER DEBATIDO ENTRE OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA. PARA ESSA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS COM 22 DISCENTES DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC, COM PELO MENOS 50% DO CURSO CONCLUÍDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A INSUFICIÊNCIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS OFERTADAS, E UM LEQUE DE DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA APROFUNDAMENTO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE PARA A MAIORIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA (81,8%) O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA NÃO PREPARA O PROFESSOR PARA ATUAR EM TURMAS COM ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. RECOMENDAMOS, PORTANTO, QUE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC OFEREÇA A OPORTUNIDADE AOS GRADUANDOS DE DESENVOLVEREM SABERES CURRICULARES E DISCIPLINARES CONSOLIDADOS, CONSIDERANDO A OFERTA REDUZIDA DE DISCIPLINAS SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, CURRÍCULO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7937_15082019211247.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FONSECA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "HELOISA FONSECA" "autor_email" => "heloiisa.fonseeca@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }