MELO, Joaldo Bezerra De et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58966>. Acesso em: 22/11/2024 08:57
A ESCOLA DEVE SER O LUGAR ONDE OS ESTUDANTES PROTAGONIZEM E “APRENDAM” DE FORMA SISTEMÁTICA E ORGANIZADA, AS ATITUDES PARA SUA CONVIVÊNCIA E ATUAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS EM QUE VIVEM E ATUAM. OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS DEVEM APONTAR PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO COMPROMETIDO COM A SUSTENTABILIDADE, PRINCIPALMENTE NESSE NOVO SÉCULO, COM PRÁTICAS E ATITUDES QUE CORROBOREM COM O PLANEJAMENTO SOCIAL, BUSCANDO UMA SOCIEDADE JUSTA E ORGANIZADA. A PROPOSTA DE TRABALHO UTILIZOU COMO TEMA, ÁGUA E COMBUSTÍVEIS, CONHECENDO TRATAMENTO E OBTENÇÃO SUSTENTÁVEIS, A DISPONIBILIDADE DE ÁGUA POTÁVEL NO PLANETA, A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS E FONTES DE ENERGIA, CONTEXTUALIZANDO COM CONTEÚDO ESTUDADO. ESSA IDEIA SE JUSTIFICA NA NECESSIDADE DE SE TER NA ESCOLA, A ABORDAGEM À RACIONALIDADE DO USO DE BENS DE CONSUMO, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, DA REDE ESTADUAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, DESENVOLVIDO POR TURMAS 2ª E 3ª SÉRIES, DO TURNO MANHÃ. FORAM REALIZADAS AULAS COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES A SEREM CONTEXTUALIZADOS, VISITAS TÉCNICAS, PESQUISA DE CAMPO, EXPERIMENTOS E ENTREVISTAS. COM ESSAS INFORMAÇÕES RELEVANTES E, COM OS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA DAS AULAS, FORAM REALIZADAS PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONFECÇÃO DE FOLDERS INFORMATIVOS, SENDO DIVULGADOS NA ESCOLA E NOS GRUPOS DE REDES SOCIAIS ENTRE ESTUDANTES, PROFESSORES E COMUNIDADE, ATUANDO NA MUDANÇA DE ATITUDES, NOVAS NOÇÕES DE USO, PRODUÇÃO E ECONOMIA DOS BENS PRECIOSOS, REFLETINDO O QUE ESTUDARAM E CONTEXTUALIZARAM, NAS CIRCUNVIZINHANÇA.