ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS FEITOS POR CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLHA DESTE ANO FOI MOTIVADA PELO FATO DE SER O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, DE ACORDO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; E O GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE FOI ESCOLHIDO PELO FATO DE SER UM GÊNERO AMPLAMENTE PRESENTE NA SOCIEDADE, ATINGINDO NATURALMENTE AS CRIANÇAS. NA ANÁLISE FOI OBSERVADA A ELABORAÇÃO DE INFERÊNCIAS, AS RELAÇÕES FEITAS ENTRE ELEMENTOS DO TEXTO E ENTRE O TEXTO E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE COMPREENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. PARTICIPOU DA PESQUISA UM GRUPO DE DEZ ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO. AO LONGO DA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS CONSEGUEM DECODIFICAR SEM GRANDES DIFICULDADES E ESTABELECER RELAÇÕES SUPERFICIAIS, MAS AINDA DEPENDEM GRANDEMENTE DO SUPORTE DO PROFESSOR, E QUE A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS DE COMPREENSÃO ADEQUADAS PODEM LEVAR À UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO MELHOR SUCEDIDA. PERCEBE-SE, AINDA A NECESSIDADE DE EXPOR AS CRIANÇAS A TEXTOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA PARA AMPLIAR SEU REPERTÓRIO.