Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROMOVENDO NOVAS APRENDIZAGENS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , INCLUSÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59843
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2150
    "inscrito_id" => 7361
    "titulo" => "DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:  PROMOVENDO NOVAS APRENDIZAGENS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEVE COMO OBJETIVO\r\n
      DESENVOLVER ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO – APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO\r\n
      UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO EM UMA TURMA DE 4° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO\r\n
      RECIFE/PE, ACOMPANHADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O PROJETO INTITULADO: INCLUSÃO DE\r\n
      ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA REGULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:\r\n
      FOMENTANDO APRENDIZAGENS, ORIENTADO PELA PROFESSORA TÍCIA FERRO, DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E\r\n
      ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS VINCULADO AO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.\r\n
      A SEQUÊNCIA INTITULADA “ABRINDO PORTAS PARA O CONHECIMENTO POR MEIO DA CULTURA PERNAMBUCANA:\r\n
      CONSTRUINDO APRENDIZAGENS” FOI ELABORADA DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS\r\n
      DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA QUINZE ENCONTROS, RECEBENDO ADAPTAÇÕES PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA.\r\n
      DURANTE AS APLICAÇÕES, FORAM IDENTIFICADAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO\r\n
      ACOMPANHADO COM OS COLEGAS DE SALA, DESINTERESSE DE PARTICIPAÇÃO NAS REGÊNCIAS E OBSTÁCULOS\r\n
      ENFRENTADOS POR ELE E OS DEMAIS ALUNOS QUANTO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS À DISCIPLINA GEOGRAFIA, SENDO\r\n
      NECESSÁRIO A REFORMULAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATENDER A ESTA DEMANDA. COMO RESULTADO\r\n
      ADQUIRIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE, O ESTUDANTE OBTEVE MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES\r\n
      PROPOSTAS EM FORMATO GRUPAL, ASSIM COMO CONSEGUIU INTERAGIR MAIS COM OS COLEGAS DE CLASSE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA,, INCLUSÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID7361_15082019184823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYLKA WALLESKA BARBOSA DE LIMA CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "HYLKA CALDAS"
    "autor_email" => "hylkabarbosaperfil@gmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59843
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2150
    "inscrito_id" => 7361
    "titulo" => "DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:  PROMOVENDO NOVAS APRENDIZAGENS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEVE COMO OBJETIVO\r\n
      DESENVOLVER ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO – APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO\r\n
      UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO EM UMA TURMA DE 4° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO\r\n
      RECIFE/PE, ACOMPANHADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O PROJETO INTITULADO: INCLUSÃO DE\r\n
      ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA REGULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:\r\n
      FOMENTANDO APRENDIZAGENS, ORIENTADO PELA PROFESSORA TÍCIA FERRO, DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E\r\n
      ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS VINCULADO AO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.\r\n
      A SEQUÊNCIA INTITULADA “ABRINDO PORTAS PARA O CONHECIMENTO POR MEIO DA CULTURA PERNAMBUCANA:\r\n
      CONSTRUINDO APRENDIZAGENS” FOI ELABORADA DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS\r\n
      DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA QUINZE ENCONTROS, RECEBENDO ADAPTAÇÕES PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA.\r\n
      DURANTE AS APLICAÇÕES, FORAM IDENTIFICADAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO\r\n
      ACOMPANHADO COM OS COLEGAS DE SALA, DESINTERESSE DE PARTICIPAÇÃO NAS REGÊNCIAS E OBSTÁCULOS\r\n
      ENFRENTADOS POR ELE E OS DEMAIS ALUNOS QUANTO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS À DISCIPLINA GEOGRAFIA, SENDO\r\n
      NECESSÁRIO A REFORMULAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATENDER A ESTA DEMANDA. COMO RESULTADO\r\n
      ADQUIRIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE, O ESTUDANTE OBTEVE MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES\r\n
      PROPOSTAS EM FORMATO GRUPAL, ASSIM COMO CONSEGUIU INTERAGIR MAIS COM OS COLEGAS DE CLASSE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA,, INCLUSÃO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID7361_15082019184823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYLKA WALLESKA BARBOSA DE LIMA CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "HYLKA CALDAS"
    "autor_email" => "hylkabarbosaperfil@gmail."
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO – APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDO EM UMA TURMA DE 4° ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE/PE, ACOMPANHADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O PROJETO INTITULADO: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA REGULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOMENTANDO APRENDIZAGENS, ORIENTADO PELA PROFESSORA TÍCIA FERRO, DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS VINCULADO AO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. A SEQUÊNCIA INTITULADA “ABRINDO PORTAS PARA O CONHECIMENTO POR MEIO DA CULTURA PERNAMBUCANA: CONSTRUINDO APRENDIZAGENS” FOI ELABORADA DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA QUINZE ENCONTROS, RECEBENDO ADAPTAÇÕES PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA. DURANTE AS APLICAÇÕES, FORAM IDENTIFICADAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DO ALUNO ACOMPANHADO COM OS COLEGAS DE SALA, DESINTERESSE DE PARTICIPAÇÃO NAS REGÊNCIAS E OBSTÁCULOS ENFRENTADOS POR ELE E OS DEMAIS ALUNOS QUANTO AOS CONTEÚDOS VOLTADOS À DISCIPLINA GEOGRAFIA, SENDO NECESSÁRIO A REFORMULAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATENDER A ESTA DEMANDA. COMO RESULTADO ADQUIRIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE, O ESTUDANTE OBTEVE MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM FORMATO GRUPAL, ASSIM COMO CONSEGUIU INTERAGIR MAIS COM OS COLEGAS DE CLASSE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.