ESTA PESQUISA APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR OS SENTIDOS QUE OS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL DÃO AOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. REFLETIMOS SOBRE COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS JOGOS EM SALA DE AULA COM SEUS ALUNOS. PARA ISSO, FIZEMOS A OBSERVAÇÃO DOS TIPOS DE JOGOS QUE FORAM USADOS PELO PROFESSOR COMO FERRAMENTA ESTIMULADORA DA APRENDIZAGEM, VERIFICANDO ASPECTOS COMO: A FREQUÊNCIA COM QUE FORAM UTILIZADOS E QUAIS TIPOS DE JOGOS FORAM SELECIONADOS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA. O APORTE TEÓRICO DESTE ESTUDO FUNDAMENTA-SE NOS PRESSUPOSTOS DE PIAGET, SOBRE O USO DO JOGO COMO FERRAMENTA ESTIMULADORA DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A CONTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS, SEGMENTO EM QUE OS JOGOS SÃO EXPLORADOS COM MAIS FREQUÊNCIA, PROPORCIONANDO AOS PESQUISADORES SABER SE EXISTEM A CONSCIÊNCIA E O CONHECIMENTO DO FAZER PEDAGÓGICO. ALGUNS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS NÃO SE SENTEM ATRAÍDOS PELO USO DO LÚDICO, TALVEZ PELA PRÓPRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA, UMA VEZ QUE NÃO SÃO INFORMADOS DA IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA. CABE, TAMBÉM, AOS CURSOS DE LICENCIATURA ENFATIZAREM DISCIPLINAS RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ALÉM DA PREOCUPAÇÃO EXPLÍCITA EM FORMAR O “MATEMÁTICO”.