TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER AS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO FERRAMENTAS QUE AUXILIEM OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, REALIZOU-SE UM ESTUDO A FIM DE INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM OITO PROFESSORES DE BIOLOGIA DO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO, PARA A COLETA DE DADOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA, TODOS OS PARTICIPANTES CONSIDERAM IMPORTANTE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A SALA DE MULTIMÍDIA FOI APONTADA POR 40, 0% DOS PARTICIPANTES COMO AMBIENTE MAIS UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS. TODOS OS PARTICIPANTES AFIRMARAM PROPORCIONAR AOS ALUNOS, AULAS FORA DO AMBIENTE DE SALA DE AULA. COM RELAÇÃO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, OS MAIS UTILIZADO FOI O PROJETOR DE SLIDES CORRESPONDENDO A (75, 0 %). AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO DESENVOLVIMENTO DESTAS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS FORAM: POUCAS AULAS SEMANAIS (62,5%); DESINTERESSE DOS ALUNOS PELOS ASSUNTOS ABORDADOS E FALTA MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AS AULAS PRÁTICAS (50, 0 %). CONCLUIU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS.