EM TEMPOS DE UMA SOCIEDADE CULTURALMENTE CIRCUNDADA PELAS TECNOLOGIAS, É FUNDAMENTAL O INVESTIMENTO INCESSANTE DE ESFORÇOS NA BUSCA POR REFLEXÕES QUE POSSAM FAVORECER TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS DO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZADO E AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. DIANTE DESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM O INTUITO DE MELHOR COMPREENDER AS CAUSAS QUE LEVAM A ESCOLHA DO USO OU NÃO-USO DAS TDICS INTEGRADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES EM SALA DE AULA POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. A REVISÃO SISTEMÁTICA FOI REALIZADA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES ATRAVÉS DA BUSCA DOS DESCRITORES: "ENSINO SUPERIOR”; “PRÁTICA DOCENTE” E “TDICS”. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA BUSCA, EMERGIRAM OS AUTORES: SILVA (2016) E SANTOS (2018) – "ENSINO SUPERIOR” – ; STIVANIN (2013), OLIVEIRA (2015) E LIMA E LOUREIRO (2018) – "PRÁTICAS DOCENTES” – E, POR FIM, CARDOSO (2015), GALASSE (2016) E ALMEIDA (2017) – “TDICS" –. AO FINAL DO PRESENTE ESTUDO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A MAIOR PARTE DAS PESQUISAS ENCONTRADAS NÃO SE DEDICAM A COMPREENDER AS CAUSAS QUE PROMOVERIAM A ESCOLHA DO USO OU DO NÃO USO DAS TDICS CONJUGADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES, BEM COMO, AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA REALIZAÇÃO DE TAL INTEGRAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA DIDÁTICO-METODOLÓGICA.