A INICIAÇÃO CIENTÍFICA REPRESENTA UMA FORMA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO RACIOCÍNIO ATRAVÉS DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL. E, ALIADO A ISSO, REPRESENTA UMA FORMA DE MOTIVAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E PRODUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PARA A COMPREENSÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA ALÉM DO RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO MESMO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. PARA REALIZAR ESTA PESQUISA, CONTOU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MATRICULADOS EM UMA DISCIPLINA ELETIVA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM SOBRAL-CE. A COLETA DE DADOS REALIZOU-SE PELA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E DA ANÁLISE DE APRESENTAÇÕES DE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO DISCENTES NA DISCIPLINA. OBTEVE-SE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PARA A COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. PORTANTO, PODE-SE VERIFICAR RESULTADOS SATISFATÓRIOS QUE EXPÕEM COMO A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO REPRESENTA UMA FORMA DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS, MÉTODOS E APLICAÇÕES DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE.