A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE VISEM DESMISTIFICAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS FREQUENTES, EM BUSCA DE UM APRENDIZADO PRAZEROSO, CRIATIVO E DIVERTIDO. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE TRANSFORMAR A REALIDADE DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA APROXIMANDO CONTEÚDO-PROFESSOR-ALUNO, POR MEIO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, EXPERIMENTOS E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, COM BASE EM EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS - MS E REGIÃO. METODOLOGICAMENTE SE ESTRUTURA NO USO DO ORIGAMI PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E A ABORDAGEM AOS JOGOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS, OPERAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO LÓGICO. AMPLAMENTE DISCUTIDOS E EVIDENCIADOS NA LITERATURA. A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PROPORCIONARAM AOS ALUNOS UM AMBIENTE FAVORÁVEL A APRENDIZAGEM E PARA ALÉM DISSO, CONTRIBUEM PARA A ATUALIZAÇÃO E REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.