UM OLHAR SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62807 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "ESSE ESTUDO BUSCA INVESTIGAR COMO ACONTECE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAR O MÉTODO DE APRENDIZAGEM, SALIENTANDO CARACTERÍSTICAS, COMPORTAMENTOS E DIFICULDADES, BEM COMO SUA CONVIVÊNCIA DENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. O AUTISMO É EXPOSTO COMO UMA SÍNDROME DO DESENVOLVIMENTO QUE SE MANIFESTA NORMALMENTE EM CRIANÇAS ANTES DOS DOIS ANOS. PARA TANTO BASEADO NESSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ACORDO COM ESSA PRÁTICA VIMOS A NECESSIDADE DE INVESTIGAR MAIS SOBRE O ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE FOI O OBJETO DE PESQUISA O ALUNO COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). TIVEMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: JEAN PIAGET (2007), GIL (2006), RODRIGUES (1997). O TIPO DE PESQUISA TRABALHADA FOI À QUALITATIVA, QUE OPORTUNIZOU COMPREENDER E INTERPRETAR O TEMA APRESENTADO. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA QUALITATIVA PERMITE QUE O INDIVÍDUO EXPRESSE LIVREMENTE SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO, NÃO TENDO COMO APRESENTAR UM RESULTADO PRECISO DOS DADOS E SIM RESULTADOS QUE PERMITAM CHEGAR O MAIS PERTO POSSÍVEL A UM MELHOR ENTENDIMENTO DA PESQUISA REALIZADA. CONCLUI-SE QUE DURANTE O PERÍODO EM QUE ASSUMIR A SALA COMO ESTAGIÁRIA PERCEBI QUE, POR PARTE DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS, É NECESSÁRIO QUE SEJA UM TRABALHO CAPAZ DE RESPEITAR SUAS DIFERENÇAS, CRIANDO ENTÃO ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS, LEVANDO EM CONTA QUE EM ALGUNS MOMENTOS A CRIANÇA COM AUTISMO NÃO COMPREENDE O QUE LHE É EXIGIDO E, TAMPOUCO, O QUANTO ESSAS SITUAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ALUNO AUTISTA., ENSINO-APRENDIZAGEM., EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10795_11092019151537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE DE FÁTIMA DA SILVA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "RAYANE SILVA" "autor_email" => "rayanesilva642@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62807 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 10795 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "ESSE ESTUDO BUSCA INVESTIGAR COMO ACONTECE O ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAR O MÉTODO DE APRENDIZAGEM, SALIENTANDO CARACTERÍSTICAS, COMPORTAMENTOS E DIFICULDADES, BEM COMO SUA CONVIVÊNCIA DENTRE AS RELAÇÕES SOCIAIS. O AUTISMO É EXPOSTO COMO UMA SÍNDROME DO DESENVOLVIMENTO QUE SE MANIFESTA NORMALMENTE EM CRIANÇAS ANTES DOS DOIS ANOS. PARA TANTO BASEADO NESSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ACORDO COM ESSA PRÁTICA VIMOS A NECESSIDADE DE INVESTIGAR MAIS SOBRE O ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE FOI O OBJETO DE PESQUISA O ALUNO COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). TIVEMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: JEAN PIAGET (2007), GIL (2006), RODRIGUES (1997). O TIPO DE PESQUISA TRABALHADA FOI À QUALITATIVA, QUE OPORTUNIZOU COMPREENDER E INTERPRETAR O TEMA APRESENTADO. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA QUALITATIVA PERMITE QUE O INDIVÍDUO EXPRESSE LIVREMENTE SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO, NÃO TENDO COMO APRESENTAR UM RESULTADO PRECISO DOS DADOS E SIM RESULTADOS QUE PERMITAM CHEGAR O MAIS PERTO POSSÍVEL A UM MELHOR ENTENDIMENTO DA PESQUISA REALIZADA. CONCLUI-SE QUE DURANTE O PERÍODO EM QUE ASSUMIR A SALA COMO ESTAGIÁRIA PERCEBI QUE, POR PARTE DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS, É NECESSÁRIO QUE SEJA UM TRABALHO CAPAZ DE RESPEITAR SUAS DIFERENÇAS, CRIANDO ENTÃO ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS, LEVANDO EM CONTA QUE EM ALGUNS MOMENTOS A CRIANÇA COM AUTISMO NÃO COMPREENDE O QUE LHE É EXIGIDO E, TAMPOUCO, O QUANTO ESSAS SITUAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ALUNO AUTISTA., ENSINO-APRENDIZAGEM., EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10795_11092019151537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE DE FÁTIMA DA SILVA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "RAYANE SILVA" "autor_email" => "rayanesilva642@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }