SALES, Marileide De. Tutoria em ead: em defesa do conselho escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62770>. Acesso em: 22/12/2024 21:53
ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR NA CIDADE DO NATAL/RN ATRAVÉS DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRISMA DE PROFESSOR TUTOR PARTICIPANTE DESSE PROGRAMA DESDE 2011. SITUAMOS A ORIGEM DESSA POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES; APONTAMOS A IMPORTÂNCIA PARA MELHORIA DAS AÇÕES SISTEMATIZADOS DESSA INSTÂNCIA NO INTERIOR DA UNIDADE DE ENSINO; AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS TUTORES E CURSISTAS; TECEMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES POSSÍVEIS DE SEREM AJUSTADAS NO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA NUMA AVALIAÇÃO CONTINUADA DO PROCESSO. USAMOS A BIBLIOGRAFIA QUE DEFINE O FORMATO DO PROGRAMA. AMPLIAMOS O CONCEITO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO CONTINUADA. DEFENDEMOS A PARTICIPAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS INSERIDOS NA ESCOLA PARA DESENVOLVER ATITUDES DEMOCRÁTICAS. CONSTATAMOS UM VASTO TRABALHO SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO QUE VAI ALÉM DA ESCOLA. DESTACAMOS A RELEVÂNCIA DESTE ARTIGO COMO PONTO INICIAL PARA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESSE ASSUNTO TRATADO.