O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS ASPECTOS NORTEADORES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN, COM PROPÓSITO DE DISCUTIR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁTICA DE QUALIDADE DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A GRANDE DEFICIÊNCIA QUE O ENSINO BRASILEIRO AINDA POSSUI EM FORMAR BONS LEITORES E ESCRITORES, TENDO COMO ESTE UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS, TANTO NAS REDES PARTICULARES COMO PRINCIPALMENTE NAS PÚBLICAS. O TRABALHO LEVANTA TAMBÉM QUESTÕES SOBRE A ESTRUTURA ADEQUADA DA ESCOLA E DA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CAPACITAÇÃO QUE VISA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES EM TAIS ASPECTOS, DANDO ENFOQUE CRITICO E COMPARATIVO SOBRE AO QUE ESTÁ EXPOSTO NO PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA E COM A REALIDADE DO ENSINO QUE AS ESCOLAS BRASILEIRAS SE ENCONTRAM QUANTO AO ENSINO DO PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL. AS COMPARAÇÕES FORAM FEITAS ATRAVÉS DO DOCUMENTO CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E BUSCANDO ENTENDER A REALIDADE ATRAVÉS DE PESQUISAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, COM VISÕES DE TEÓRICOS ESTUDIOSOS DA ÁREA.