ESTE TRABALHO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROPORCIONOU UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ENTRE ACADÊMICOS E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA JUNTOS CONSTRUÍREM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS SOBRE A ESCRITA CIENTIFICA, SUAS FORMAS DE REGISTRO E COMUNICAÇÃO CONFORME A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. O OBJETIVO GERAL FOI FORTALECER A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSOS DE PEDAGOGIA DO CESB/UEMA, APROXIMANDO-OS DE SITUAÇÃO REAIS DO TRABALHO DOCENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO E, COM ISSO, ESTIMULAR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAREM SEUS TRABALHOS ESCOLARES SEM PLÁGIOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES TÉCNICOS-CIENTIFICAS. O PÚBLICO-ALVO FORAM ESTUDANTES MATRICULADOS NO TURNO VESPERTINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: C.E. PROFESSOR JUAREZ GOMES, NA QUAL ANTERIORMENTE SE CHAMAVA C.E. PROF. LÊDA MARIA CHAVES TAJRA, COLÉGIO MILITAR TIRADENTES III E C. E. ESTADO DO CEARÁ, AMBAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE BACABAL-MA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DESTE PROCESSO EDUCATIVO OCORREU COM COMUNICAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DA MINISTRAÇÃO DE MINICURSOS REALIZADOS NO AUDITÓRIO DO CESB/UEMA E NO AUDITÓRIO DO C. E. ESTADO DO CEARÁ. COMO RESULTADO, AS AÇÕES EXTENSIONISTAS ESTIMULARAM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PERCEBEREM O VALOR ÉTICO E CIENTIFICO DA NORMATIZAÇÃO DA ESCRITA E O QUANTO É IMPORTANTE SUA AQUISIÇÃO PARA SUA POSTERIOR APLICAÇÃO NO MUNDO ACADÊMICO OU DO TRABALHO. NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, OS ESTUDANTES FORAM INSTRUMENTALIZADOS COM SABERES NECESSÁRIOS A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES QUE OBEDECEM O PADRÃO CIENTÍFICO DA NORMATIZAÇÃO BRASILEIRA. AS AÇÕES DE EXTENSÃO CRIARAM NAS ESCOLAS UM AMBIENTE PROPICIO À INSERÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM INVESTIGAÇÕES CIENTIFICAS E SUA COMUNICAÇÃO ESCRITA.