ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), EM SEUS DEZ PRIMEIROS ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO (2007-2016), COM BASE NA RELAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS E OS FATORES QUE OS QUALIFICAM. PARA TAL, AVALIARAM SE OS RESULTADOS ATRAVÉS DO ÍNDICE DE EFICIÊNCIA (IE) DOS CURSOS OFERTADOS NOS VESTIBULARES DE 2007 E DE 2012, E DOS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A ALÇANCÁ-LOS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM PESQUISA DESCRITIVA E ANALÍTICA DE CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO BASEADAS EM DADOS NUMÉRICOS DOS CURSOS UAB/UFPI PARA ESTRUTURAR RELATÓRIOS SOBRE O DESEMPENHO DOS CURSOS E CALCULAR OS INDICADORES. DE FORMA COMPLEMENTAR, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A DIREÇÃO GERAL DO CEAD/UFPI, OS COORDENADORES DE CURSOS E DE POLOS E ESTUDANTES EGRESSOS DOS VESTIBULARES PESQUISADOS PARA IDENTIFICAR OS FATORES QUE SE RELACIONAM AOS ÍNDICES. OS ACHADOS DESTA PESQUISA APONTAM PARA AS SEGUINTES CONCLUSÕES: A EAD DA UFPI CONSEGUE EXPANDIR E INTERIORIZAR A OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO ESTADO DO PIAUÍ E OS MOTIVOS QUE CONDUZEM AOS ÍNDICES DE EFICIÊNCIA ESTÃO RELACIONADOS A UM CONJUNTO DE FATORES QUE NÃO SE LIMITAM À INFRAESTRUTURA DO POLO OU À GESTÃO DOS CURSOS E/OU DOS POLOS, MAS, PRINCIPALMENTE, À MOTIVAÇÃO INTERNA DO ESTUDANTE.