Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERMANÊNCIA NA EJA E OS SABERES EXPERIENCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Palavra-chaves: SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS, PERMANÊNCIA NA EJA, PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A TEMÁTICA ESTUDADA É “OS IMPACTOS DOS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA”. NESTE SENTIDO, TRAZ PARA A DISCUSSÃO O SEGUINTE PROBLEMA “COMO AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES IMPACTAM NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA?”. PARA CONSOLIDAR A PESQUISA E RESPONDER AO PROBLEMA, ELEGE-SE COMO OBJETIVO GERAL “INVESTIGAR AS EXPERIÊNCIAS E OS SABERES PEDAGÓGICOS QUE ORIENTAM PROPOSTAS QUE VISAM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA”. NESSE CONTEXTO, TRAÇOU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DIAGNOSTICAR OS ENTRAVES QUE IMPEDEM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA; B) IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE NA EJA; C) CONTRIBUIR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA ESPECÍFICA PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA. O REFERENCIAL TEÓRICO CONSIDERA: A HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL POR HADDAD E DI PIERRO (2000), ARROYO (2007) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA; A HISTÓRIA DA EJA NA BAHIA POR FURTADO SALES, COSTA COTRIN E OLIVEIRA (2009) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BAIANA; OS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DA EJA POR CONCEIÇÃO, OLIVEIRA E SANTOS (2016), FREIRE (1996), GAUTHIER (2006) E SANTOS (2015) E AS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO POR FARIA (2013) E BARCELOS (2014). E PARA ESCLARECER OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PADRANOV (2009) SOBRE A PESQUISA DE NATUREZA APLICADA, A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO; BARBIER (2007) SOBRE A PESQUISA-AÇÃO E IBIAPINA (2008) SOBRE A PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO O AUMENTO DOS ÍNDICES DE MATRÍCULA E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA.

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