A PERMANÊNCIA NA EJA E OS SABERES EXPERIENCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58687 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5643 "inscrito_id" => 15040 "titulo" => "A PERMANÊNCIA NA EJA E OS SABERES EXPERIENCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "A TEMÁTICA ESTUDADA É “OS IMPACTOS DOS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA”. NESTE SENTIDO, TRAZ PARA A DISCUSSÃO O SEGUINTE PROBLEMA “COMO AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES IMPACTAM NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA?”. PARA CONSOLIDAR A PESQUISA E RESPONDER AO PROBLEMA, ELEGE-SE COMO OBJETIVO GERAL “INVESTIGAR AS EXPERIÊNCIAS E OS SABERES PEDAGÓGICOS QUE ORIENTAM PROPOSTAS QUE VISAM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA”. NESSE CONTEXTO, TRAÇOU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DIAGNOSTICAR OS ENTRAVES QUE IMPEDEM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA; B) IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE NA EJA; C) CONTRIBUIR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA ESPECÍFICA PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA. O REFERENCIAL TEÓRICO CONSIDERA: A HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL POR HADDAD E DI PIERRO (2000), ARROYO (2007) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA; A HISTÓRIA DA EJA NA BAHIA POR FURTADO SALES, COSTA COTRIN E OLIVEIRA (2009) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BAIANA; OS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DA EJA POR CONCEIÇÃO, OLIVEIRA E SANTOS (2016), FREIRE (1996), GAUTHIER (2006) E SANTOS (2015) E AS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO POR FARIA (2013) E BARCELOS (2014). E PARA ESCLARECER OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PADRANOV (2009) SOBRE A PESQUISA DE NATUREZA APLICADA, A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO; BARBIER (2007) SOBRE A PESQUISA-AÇÃO E IBIAPINA (2008) SOBRE A PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO O AUMENTO DOS ÍNDICES DE MATRÍCULA E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS, PERMANÊNCIA NA EJA, PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID15040_03102019201519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERCI LEITE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PERCI LEITE" "autor_email" => "pesale02@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58687 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5643 "inscrito_id" => 15040 "titulo" => "A PERMANÊNCIA NA EJA E OS SABERES EXPERIENCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "A TEMÁTICA ESTUDADA É “OS IMPACTOS DOS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA”. NESTE SENTIDO, TRAZ PARA A DISCUSSÃO O SEGUINTE PROBLEMA “COMO AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES IMPACTAM NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA?”. PARA CONSOLIDAR A PESQUISA E RESPONDER AO PROBLEMA, ELEGE-SE COMO OBJETIVO GERAL “INVESTIGAR AS EXPERIÊNCIAS E OS SABERES PEDAGÓGICOS QUE ORIENTAM PROPOSTAS QUE VISAM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA”. NESSE CONTEXTO, TRAÇOU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DIAGNOSTICAR OS ENTRAVES QUE IMPEDEM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA; B) IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE NA EJA; C) CONTRIBUIR ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA ESPECÍFICA PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EJA. O REFERENCIAL TEÓRICO CONSIDERA: A HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL POR HADDAD E DI PIERRO (2000), ARROYO (2007) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA; A HISTÓRIA DA EJA NA BAHIA POR FURTADO SALES, COSTA COTRIN E OLIVEIRA (2009) E DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO BAIANA; OS SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DA EJA POR CONCEIÇÃO, OLIVEIRA E SANTOS (2016), FREIRE (1996), GAUTHIER (2006) E SANTOS (2015) E AS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO POR FARIA (2013) E BARCELOS (2014). E PARA ESCLARECER OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PADRANOV (2009) SOBRE A PESQUISA DE NATUREZA APLICADA, A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO; BARBIER (2007) SOBRE A PESQUISA-AÇÃO E IBIAPINA (2008) SOBRE A PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO O AUMENTO DOS ÍNDICES DE MATRÍCULA E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES EXPERIENCIAIS FORMATIVOS, PERMANÊNCIA NA EJA, PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID15040_03102019201519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PERCI LEITE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PERCI LEITE" "autor_email" => "pesale02@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }