RESUMO: O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA JOGOS DE ORTOGRAFIA E ARGUMENTAÇÃO: APRENDIZAGEM DE
REGRA ORTOGRÁFICA A PARTIR DE JOGOS POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVOS. A PESQUISA PAUTOU-SE NA ABORDAGEM
QUALITATIVA E FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE -PE. ESTE
ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO: VERIFICAR A AQUISIÇÃO DE REGRA ORTOGRÁFICA POR MEIO DE JOGOS DE ORTOGRAFIA
POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVO, ANALISAR O DESEMPENHO, COMPREENSÃO E POSICIONAMENTO DOS ALUNOS
FRENTE A QUESTÕES ARGUMENTATIVAS COM O INTUITO DE GARANTIR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, ALÉM DE REFLETIR
SOBRE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS EM AMBIENTE ESCOLAR. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DAS ANÁLISES
DE DITADOS E DA TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A NOSSA
PESQUISA, NOS APOIAMOS EM AUTORES COMO, LEITÃO (2000, 2011), RODRIGUES E LEITÃO (2006) E MORAIS
(2008). A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A ARGUMENTAÇÃO COMO FAVORECEDORA
DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO É EFICAZ NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.