O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL COMPREENDER A LEITURA JUNTO A SENSIBILIZAÇÃO, NAS AÇÕES EDUCATIVAS ENVOLVENDO TEORIA E PRÁTICA RELACIONADAS AS QUESTÕES AMBIENTAIS. REALIZOU-SE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, RELACIONANDO A AÇÃO DO HOMEM E O MEIO AMBIENTE POR MEIO DE LEITURAS REFLEXIVAS, MÚSICA E EM SEGUIDA A RECICLAGEM DO ÓLEO PÓS-FRITURAS NO INTUITO DE SE PRODUZIR SABÃO CASEIRO. ENVOLVEU-SE NO PROJETO OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º, COMUNIDADE LOCAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JARDIM, 2º DISTRITO DE CAXIAS-MA, LOCALIZADO NA ZONA RURAL, NO PERÍODO DE CINCO DE NOVEMBRO A TRINTA DE 2018, PORTANTO SURGI A PROBLEMÁTICA: SERÁ POSSÍVEL REUTILIZAR O ÓLEO PÓS-FRITURA NO PROCESSO DE SABONIFICAÇÃO DE FORMA CONSCIENTE? JUSTIFICA-SE ESTE TEMA NA RELEVÂNCIA EM TRANSMITIR INFORMAÇÕES AOS ALUNOS SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS, AUSÊNCIA EM SE TRABALHAR A RECICLAGEM NAS ESCOLAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, QUANTITATIVA, DESCRITIVA, POIS SE REALIZOU A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO. CONSIDERA-SE QUE HÁ BARREIRAS A SEREM QUEBRADAS EM SALA DE AULA, DEVE-SE REFLETIR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS ASSIM, UMA COMPREENSÃO MAIOR DO MUNDO COMO SERES CRÍTICOS, AUTÔNOMOS S ATUANTES PARA UM USO ADEQUADO DA NATUREZA, VIABILIZANDO O SEU CONVÍVIO SOCIAL.