ESTE ARTIGO PARTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, COM O TITULO “O UNIVERSO AUTISTA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM”, NO QUAL FOI DISCUTIDO COMO A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER CRIANÇAS COM AUTISMO. O AUTISMO É UM DISTÚRBIO DE DESENVOLVIMENTO QUE NORMALMENTE SURGE ATÉ OS TRÊS ANOS DE IDADE E QUE SEGUNDO ESTUDOS DE ESPECIALISTAS OCORRE EM APROXIMADAMENTE DOIS A SETE EM CADA MIL INDIVÍDUOS. ESTUDIOSOS COMO CUNHA (2014), MALEVAL (2017), GRANDIN (2018) DENTRE OUTROS, PROCURAM ATRAVÉS DE SUAS PESQUISAS, AMPLIAR ESTES ESTUDOS, DIRECIONANDO-OS TAMBÉM PARA A SALA DE AULA REGULAR, POIS, É ONDE SE ENCONTRAM OS MAIORES DESAFIOS PARA LIDAR COM AS CRIANÇAS AUTISTAS. ESTA PESQUISA ASSUMIU ESSE PRESSUPOSTO DE VERIFICAR COMO É DESENVOLVIDO O TRABALHO COM OS ALUNOS AUTISTAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. PARA ANÁLISE DE DADOS UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 PROFESSORES E 3 GESTORES DE DIFERENTES ESCOLAS.