Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE FANZINES COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: ENSINO, GEOGRAFIA FÍSICA, FANZINE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61102
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5634
    "inscrito_id" => 13599
    "titulo" => "METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE FANZINES COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E AS POSSIBILIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE OFICINA DE PRODUÇÃO DE FANZINES, ORA COMPREENDIDOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS. JUSTIFICA A ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DE CONSTRUÇÕES TEÓRICAS SÓCIO-CONSTRUTIVISTAS. DESCREVE A PRODUÇÃO DE FANZINES A PARTIR DO TEMA GERADOR “A DINÂMICA DA NATUREZA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO”. A ATIVIDADE NECESSITOU DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA APLICAÇÃO, EXECUÇÃO EM SALA DE AULA DIVIDIDA EM UM MOMENTO PRELIMINAR DE TEORIZAÇÃO SOBRE OS FANZINES SEGUIDO DE CONFECÇÃO DOS MESMOS, AVALIAÇÃO CONJUNTA DOS RESULTADOS OBTIDOS E POSTERIORES ETAPAS DE GABINETE. OBSERVA QUE A OFICINA REALIZADA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEFM ESTADO DO PARANÁ MOSTROU-SE COMO UMA COMPETENTE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PELA OBSERVAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DOS CONCEITOS E TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA ABORDADOS EM SALA DE AULA E NA PRODUÇÃO DOS FANZINES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA FÍSICA, FANZINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13599_03102019200301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIA MAYARA CISNE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELVIA MAYARA"
    "autor_email" => "kelvia07_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61102
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5634
    "inscrito_id" => 13599
    "titulo" => "METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE FANZINES COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E AS POSSIBILIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE OFICINA DE PRODUÇÃO DE FANZINES, ORA COMPREENDIDOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS. JUSTIFICA A ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DE CONSTRUÇÕES TEÓRICAS SÓCIO-CONSTRUTIVISTAS. DESCREVE A PRODUÇÃO DE FANZINES A PARTIR DO TEMA GERADOR “A DINÂMICA DA NATUREZA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO”. A ATIVIDADE NECESSITOU DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA APLICAÇÃO, EXECUÇÃO EM SALA DE AULA DIVIDIDA EM UM MOMENTO PRELIMINAR DE TEORIZAÇÃO SOBRE OS FANZINES SEGUIDO DE CONFECÇÃO DOS MESMOS, AVALIAÇÃO CONJUNTA DOS RESULTADOS OBTIDOS E POSTERIORES ETAPAS DE GABINETE. OBSERVA QUE A OFICINA REALIZADA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEFM ESTADO DO PARANÁ MOSTROU-SE COMO UMA COMPETENTE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PELA OBSERVAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DOS CONCEITOS E TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA ABORDADOS EM SALA DE AULA E NA PRODUÇÃO DOS FANZINES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA FÍSICA, FANZINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13599_03102019200301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELVIA MAYARA CISNE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELVIA MAYARA"
    "autor_email" => "kelvia07_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E AS POSSIBILIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE OFICINA DE PRODUÇÃO DE FANZINES, ORA COMPREENDIDOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS. JUSTIFICA A ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DE CONSTRUÇÕES TEÓRICAS SÓCIO-CONSTRUTIVISTAS. DESCREVE A PRODUÇÃO DE FANZINES A PARTIR DO TEMA GERADOR “A DINÂMICA DA NATUREZA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO”. A ATIVIDADE NECESSITOU DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA APLICAÇÃO, EXECUÇÃO EM SALA DE AULA DIVIDIDA EM UM MOMENTO PRELIMINAR DE TEORIZAÇÃO SOBRE OS FANZINES SEGUIDO DE CONFECÇÃO DOS MESMOS, AVALIAÇÃO CONJUNTA DOS RESULTADOS OBTIDOS E POSTERIORES ETAPAS DE GABINETE. OBSERVA QUE A OFICINA REALIZADA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEFM ESTADO DO PARANÁ MOSTROU-SE COMO UMA COMPETENTE ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PELA OBSERVAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DOS CONCEITOS E TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA ABORDADOS EM SALA DE AULA E NA PRODUÇÃO DOS FANZINES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.